Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS DO CERES/UFRN DE CURRAIS NOVOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE LIBRAS

Palavra-chaves: LEGISLAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, EDUCAÇÃO DE SURDO Comunicação Oral (CO) Educação Especial
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20297
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2528
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS DO CERES/UFRN DE CURRAIS NOVOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE LIBRAS"
    "resumo" => "O século XXI é considerado um período de avanços bastante significativos no que se refere à implementação de leis que asseguram o direito à educação de surdos em sua língua materna. Em 2002 foi decretada a Lei Federal Nº 10.436, posteriormente regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005, finalmente reconhecendo a Libras como meio legal de expressão e comunicação dos surdos. A língua brasileira de sinais constitui-se a primeira língua dos surdos, por isso a importância da mesma para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social desse indivíduo e sua efetiva inclusão no ambiente escolar e na sociedade. Em virtude disso, o presente trabalho tem por finalidade investigar o processo de formação dos alunos do curso de Letras – Português do CERES/UFRN de Currais Novos – na perspectiva da disciplina de Libras, componente curricular obrigatório no curso. Para tanto, a investigação adotada para a realização desse trabalho foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. O questionário foi o instrumental selecionado para a construção dos dados. Os colaboradores da pesquisa foram alunos do curso de Letras – Português. O estudo apresenta relevância, pois através da investigação pretende-se compreender como se dá o processo de formação dos futuros professores da Educação Básica e suas concepções no que se refere ao possível suporte fornecido pela disciplina de Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, EDUCAÇÃO DE SURDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1561_17082016095553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA MARIA RIBEIRO DE MEDEIROS "
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "jaria-maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20297
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2528
    "inscrito_id" => 1561
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS DO CERES/UFRN DE CURRAIS NOVOS A RESPEITO DA DISCIPLINA DE LIBRAS"
    "resumo" => "O século XXI é considerado um período de avanços bastante significativos no que se refere à implementação de leis que asseguram o direito à educação de surdos em sua língua materna. Em 2002 foi decretada a Lei Federal Nº 10.436, posteriormente regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005, finalmente reconhecendo a Libras como meio legal de expressão e comunicação dos surdos. A língua brasileira de sinais constitui-se a primeira língua dos surdos, por isso a importância da mesma para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social desse indivíduo e sua efetiva inclusão no ambiente escolar e na sociedade. Em virtude disso, o presente trabalho tem por finalidade investigar o processo de formação dos alunos do curso de Letras – Português do CERES/UFRN de Currais Novos – na perspectiva da disciplina de Libras, componente curricular obrigatório no curso. Para tanto, a investigação adotada para a realização desse trabalho foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. O questionário foi o instrumental selecionado para a construção dos dados. Os colaboradores da pesquisa foram alunos do curso de Letras – Português. O estudo apresenta relevância, pois através da investigação pretende-se compreender como se dá o processo de formação dos futuros professores da Educação Básica e suas concepções no que se refere ao possível suporte fornecido pela disciplina de Libras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LEGISLAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, EDUCAÇÃO DE SURDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1561_17082016095553.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÁRIA MARIA RIBEIRO DE MEDEIROS "
    "autor_nome_curto" => "JÁRIA MEDEIROS "
    "autor_email" => "jaria-maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O século XXI é considerado um período de avanços bastante significativos no que se refere à implementação de leis que asseguram o direito à educação de surdos em sua língua materna. Em 2002 foi decretada a Lei Federal Nº 10.436, posteriormente regulamentada pelo Decreto Federal 5.626/2005, finalmente reconhecendo a Libras como meio legal de expressão e comunicação dos surdos. A língua brasileira de sinais constitui-se a primeira língua dos surdos, por isso a importância da mesma para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social desse indivíduo e sua efetiva inclusão no ambiente escolar e na sociedade. Em virtude disso, o presente trabalho tem por finalidade investigar o processo de formação dos alunos do curso de Letras – Português do CERES/UFRN de Currais Novos – na perspectiva da disciplina de Libras, componente curricular obrigatório no curso. Para tanto, a investigação adotada para a realização desse trabalho foi o estudo de caso com abordagem qualitativa. O questionário foi o instrumental selecionado para a construção dos dados. Os colaboradores da pesquisa foram alunos do curso de Letras – Português. O estudo apresenta relevância, pois através da investigação pretende-se compreender como se dá o processo de formação dos futuros professores da Educação Básica e suas concepções no que se refere ao possível suporte fornecido pela disciplina de Libras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.