Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES E AS SITUAÇÕES DE DESVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL AO TRABALHO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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      Resumo: Ao compreendermos que o profissional de Educação Física possui particularidades em sua prática educacional, e esta pode ser compreendida como diferente em seus processos cognitivos quando comparado a outras áreas de conhecimento disciplinar, pressupomos ocorrer situações que desvalorizam a profissão e o profissional em questão. Para tanto, no propósito de conhecer que situações podem ocasionar a desvalorização da Educação Física escolar, procedemos esta pesquisa com os objetivos de identificar quais as principais dificuldades do profissional professor da Educação Física Escolar para o exercício da docência em nossas escolas, o que desvalorizaria a sua prática docente, na compreensão desses e de outros profissionais da educação; e elencar situações no cotidiano escolar que possam ser identificadas e caracterizadas como procedimentos de desvalorização e de desconhecimento da importância da disciplina Educação Física Escolar como disciplina curricular, também importante para a formação cidadã de nossos estudantes, na compreensão dos sujeitos desta pesquisa. Aplicamos questionários a professores de Educação Física, professores de outras áreas de conhecimento e a gestores escolares de escolas públicas do interior de Pernambuco para analisar o que caracteriza essa suposta desvalorização do profissional. Em nossos resultados constatamos que as dificuldades de trabalho, decorrente carência de material didático adequado e estrutura física condizente para a prática da Educação Física ainda se fazem os principais motivos para a desvalorização. Acrescem o desconhecimento dos demais colegas sobre o objeto de estudo da disciplina e da compreensão de que deveria ser uma disciplina que não reprove, desqualificando-a diante das outras que devem reprovar. No conjunto de pressupostos e observações desta pesquisa, sustentados por trabalhos de outros pesquisadores, confirma-se o quanto a disciplina escolar Educação Física é desconhecida diante de sua prática e de sua importância por professores de outras áreas e por alunos para a formação de nossos estudantes. Torna-se um desafio reconstruir e conquistar o devido valor que a disciplina tem, conjuntamente com o reconhecimento de sua importância pela gestão e sistemas de ensino por ela responsável, construindo uma nova identidade do profissional.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Centro Acadêmico de Vitória – Universidade Federal de Pernambuco (CAV-UFPE) Resumo: Ao compreendermos que o profissional de Educação Física possui particularidades em sua prática educacional, e esta pode ser compreendida como diferente em seus processos cognitivos quando comparado a outras áreas de conhecimento disciplinar, pressupomos ocorrer situações que desvalorizam a profissão e o profissional em questão. Para tanto, no propósito de conhecer que situações podem ocasionar a desvalorização da Educação Física escolar, procedemos esta pesquisa com os objetivos de identificar quais as principais dificuldades do profissional professor da Educação Física Escolar para o exercício da docência em nossas escolas, o que desvalorizaria a sua prática docente, na compreensão desses e de outros profissionais da educação; e elencar situações no cotidiano escolar que possam ser identificadas e caracterizadas como procedimentos de desvalorização e de desconhecimento da importância da disciplina Educação Física Escolar como disciplina curricular, também importante para a formação cidadã de nossos estudantes, na compreensão dos sujeitos desta pesquisa. Aplicamos questionários a professores de Educação Física, professores de outras áreas de conhecimento e a gestores escolares de escolas públicas do interior de Pernambuco para analisar o que caracteriza essa suposta desvalorização do profissional. Em nossos resultados constatamos que as dificuldades de trabalho, decorrente carência de material didático adequado e estrutura física condizente para a prática da Educação Física ainda se fazem os principais motivos para a desvalorização. Acrescem o desconhecimento dos demais colegas sobre o objeto de estudo da disciplina e da compreensão de que deveria ser uma disciplina que não reprove, desqualificando-a diante das outras que devem reprovar. No conjunto de pressupostos e observações desta pesquisa, sustentados por trabalhos de outros pesquisadores, confirma-se o quanto a disciplina escolar Educação Física é desconhecida diante de sua prática e de sua importância por professores de outras áreas e por alunos para a formação de nossos estudantes. Torna-se um desafio reconstruir e conquistar o devido valor que a disciplina tem, conjuntamente com o reconhecimento de sua importância pela gestão e sistemas de ensino por ela responsável, construindo uma nova identidade do profissional.

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