Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE NO NEPPD/FACED/UFAM: DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA AO MESTRADO

Palavra-chaves: ACESSIBILIDADE, POLÍTICAS PÚBLICAS, PESQUISAS Comunicação Oral (CO) Educação Especial
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente ensaio teórico apresenta uma breve discussão sobre a acessibilidade, políticas públicas e inclusão por meio de dados obtidos em pesquisas vinculadas à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) e ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial (NEPPD). As pesquisas foram contempladas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e no caso do projeto de dissertação, foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O referencial teórico utilizado na pesquisa teve como base as publicações sobre acessibilidade (MANZINI e CORRÊA, 2014) e políticas públicas de inclusão e acessibilidade (BRASIL, 1985, 1989, 1999, 2000, 2003, 2004). O estudo se caracteriza como qualitativo e para obtenção dos dados utilizamos de dois procedimentos básicos: pesquisa bibliográfica e documental. Por parte das autoridades, verificam-se muitos discursos políticos e poucas ações no sentido em se fazer cumprir os ordenamentos jurídicos, dispositivos legais e normativos, os quais apoiam-se e defendem a todos o direito de igualdade, de ir e vir, de acessibilidade, de educação, assim como em relação a tanto outros direitos previstos em tais documentos. A implementação de políticas públicas que garantem a acessibilidade em todas as suas dimensões se constituem em pré-requisito para um cenário social inclusivo, ou seja, uma sociedade que reconhece, respeita e responde às necessidades de todos os cidadãos. Assim, vislumbramos caminhos para se chegar aos ideais de uma sociedade que percebe todos os indivíduos sob um mesmo prisma, uma educação que proporcione às pessoas o entendimento de que a democratização envolve o respeito à diversidade humana e, por consequente, o direito comum de democratização do saber.

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