Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS PRÁTICAS EDUCATIVAS PRESENTES NO MST: O CASO DO ASSENTAMENTO DE CACHOEIRA SECA, CARUARU-PE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, ASSENTAMENTOS, REFORMA AGRÁRIA Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente exercício de pesquisa tem como objeto de estudo o assentamento de Cachoeira Seca, Caruaru-PE. Neste trabalho abordamos a luta por educação em Assentamentos de Reforma Agrária, a relação entre a educação e os movimentos sociais, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Desta forma, cotejamos algumas ideias que reafirmam os assentamentos rurais, consequência do movimento social de luta pela terra, como expoentes de um novo espaço educativo. Nesta perspectiva pretendemos oferecer reflexões sobre o seguinte problema: Quais as principais práticas educativas vivenciadas em assentamentos de reforma agrária organizada pelos movimentos sociais do campo no município de caruaru-PE? Para respondermos esta questão destacamos como objetivo geral: Conhecer as principais práticas educativas vivenciadas em assentamentos de reforma agrária organizada pelos movimentos sociais do campo no município de caruaru-PE. Desse modo, como objetivos específicos, podemos destacar os seguintes: Apresentar os princípios da educação do campo; Descrever as principais ações de luta pela terra realizada pelos movimentos sociais do campo e Identificar no assentamento as principais questões referentes a Reforma Agrária. Tal estudo justifica-se pela necessidade de discutir e abordar as questões educativas presentes dentro dos movimentos sociais, neste caso, o MST. Para tanto, o alicerce da concepção teórica deste exercício de pesquisa tem seu desenvolvimento a partir dos pensamentos e estudos realizados principalmente por Paulo Freire, Caldart e Gohn.

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