PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NA RECONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21912 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NA RECONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste artigo objetiva-se analisar percepções de alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, localizado em Campina Grande-PB) acerca da reconstrução do projeto pedagógico do curso (PPC), focalizando a dimensão da participação democrática (ou não) no referido processo. Consiste em um estudo de caso com recurso de aplicação de questionário semiestruturado e análise de documentos diversos. Toma como referência a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com a qual se discutem sentidos de democracia veiculados pelos/as estudantes, bem como as possibilidades de uma democracia radical e plural, que tenha como movimento hegemônico o respeito à diferença. Conclui-se que, apesar discursos recorrentes no curso de Pedagogia sobre a importância da participação democrática nos processos educativos, dentre os quais os de construção/reconstrução dos projetos pedagógicos, os/as estudantes tem sido excluídos de tais processos. A exclusão decorre de fatores como desmobilização dos/as próprios estudantes, como que abdicando de tal direito, como por falta de uma metodologia de trabalho, por parte das profissionais que coordenam o processo, que possibilitasse a participação democrática dos/as estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DEMOCRACIA, DISCURSO, PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID800_18082016105737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANDERLANIA SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "DELÂNIA FREITAS" "autor_email" => "vanderlania.freitas@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21912 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 800 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ALUNOS E ALUNAS EM RELAÇÃO À PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA NA RECONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste artigo objetiva-se analisar percepções de alunos e alunas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I, localizado em Campina Grande-PB) acerca da reconstrução do projeto pedagógico do curso (PPC), focalizando a dimensão da participação democrática (ou não) no referido processo. Consiste em um estudo de caso com recurso de aplicação de questionário semiestruturado e análise de documentos diversos. Toma como referência a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, com a qual se discutem sentidos de democracia veiculados pelos/as estudantes, bem como as possibilidades de uma democracia radical e plural, que tenha como movimento hegemônico o respeito à diferença. Conclui-se que, apesar discursos recorrentes no curso de Pedagogia sobre a importância da participação democrática nos processos educativos, dentre os quais os de construção/reconstrução dos projetos pedagógicos, os/as estudantes tem sido excluídos de tais processos. A exclusão decorre de fatores como desmobilização dos/as próprios estudantes, como que abdicando de tal direito, como por falta de uma metodologia de trabalho, por parte das profissionais que coordenam o processo, que possibilitasse a participação democrática dos/as estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DEMOCRACIA, DISCURSO, PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID800_18082016105737.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VANDERLANIA SOUSA DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "DELÂNIA FREITAS" "autor_email" => "vanderlania.freitas@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }