Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS DE PREVENÇÃO EM DOENÇAS PARASITÁRIAS PARA ESCOLARES

Palavra-chaves: CONSTRUTIVISMO, EDUCAÇÃO EM SAÚDE, EXTENSÃO, HELMINTOLOGIA, HELMINTOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As helmintoses gastrintestinais ou verminoses, como são popularmente conhecidas, são consideradas a principal causa de infecções e por isso representam um problema de saúde pública mundial de difícil solução. Em zonas rurais esse quadro é ainda mais preocupante, pois é o local onde há um maior déficit em qualidade de saneamento e maior convívio com animais envolvidos nos ciclos de transmissão das helmintoses. Não somente têm-se destaque os animais de estimação, mas também os animais de produção, tais como ovinos, caprinos e bovinos, que são acometidos por parasitos gastrointestinais que causam diarréia e perda de peso, gerando prejuízos para o pequeno produtor, já que muitos desses animais são fonte de renda familiar. A principal medida de controle encontrada para diminuir a incidência de doenças parasitárias em nosso pais são práticas que envolvam educação e saúde. Nesse contexto, foi desenvolvido o projeto de extensão intitulado “Ensinar e aprender: ações educativas de prevenção em doenças parasitárias” com a proposta de levar conhecimento sobre as principais helmintoses que acometem seres humanos e animais produção, além de construir e difundir esse conhecimento juntamente com alunos do Ensino Médio de regiões metropolitanas do município de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, localizadas na zona urbana e rural. Nesse sentido, o objetivo da atividade de extensão foi disseminar o conhecimento em parasitologia (foco nas helmintoses) com o intuito de diminuir as infecções ocasionadas por helmintos e promover a saúde a partir do pensamento crítico científico, formando disseminadores de informação para família e amigos, utilizando estratégias metodológicas que auxiliem na construção do conhecimento (palestras, vídeos, paródias, jogos e seminários). Além disso, objetivou-se avaliar os métodos didáticos utilizados no processo de ensino-aprendizagem no que diz respeito à educação em saúde. O estudo foi realizado com alunos do Ensino Médio (2° e 3° ano) pertencentes às escolas públicas da região metropolitana do município de Natal/RN, compreendendo os municípios de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba, abrangendo a zona urbana e rural dessas localidades. Esses municípios foram escolhidos devido ao histórico da prevalência de helmintoses gastrintestinais humana, e pelo fato das escolas possuírem alunos que residem em propriedades que desenvolvem atividades de produção animal, os quais também são comprometidos pelas helmintoses. Participaram da atividade de extensão um total de 137 alunos, sendo 29 da escola de São Gonçalo do Amarante, 44 de Macaíba e 64 de Parnamirim, Pôde-se detectar que em todas as escolas os alunos desconheciam boa parte das helmintoses ocasionadas em animais de produção, o que já era esperado, porém o resultado foi preocupante em relação às helmintoses que acometem os humanos, tendo em vista que os alunos já tiveram contato com o conteúdo e as escolas já haviam trabalhado o tema em sala de aula. A atividade de extensão conseguiu alcançar seu objetivo sem se remeter ao ensino tradicional, de modo que a aprendizagem se deu de forma prazerosa e possibilitou maior intereção com os alunos, favorecendo a comunicação professor-aluno.

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