Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO LICENCIANDOS DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PERCEBEM A FORMAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação inclusiva é baseada em propostas de política pública, que prevê e favorece que os estudantes frequentem a escola de ensino regular. No entanto, as escolas precisam se adequar tanto estruturalmente quanto nos seus recursos humanos. Um dos maiores desafios é a formação de professores capacitados para atuar com esses alunos, havendo a necessidade de refletir se esta lhe deu as habilidades e os conhecimentos adequados para que possam atuar de forma segura. Essa reflexão não está voltada apenas para os profissionais já atuantes em sala de aula, mas também e, principalmente, aos estudantes de licenciaturas. Desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Ciências Biológicas, no que diz respeito à sua formação como futuros docentes para atuarem com alunos da educação especial, verificar a existência de disciplinas ofertadas em seus cursos que visem esta modalidade de ensino, bem como permitir aos licenciandos liberdade para sugerir melhorias para a sua formação. O trabalho caracteriza-se como um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram 5 alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas do VI semestre. Os resultados apontam que os cursos de formação de professores precisam passar por mudanças no que se refere ao seu currículo, e este, por sua vez, precisa potencializar aquisição de saberes e práticas necessários às demandas que exigem a mediação do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem no âmbito da Educação Inclusiva.

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