Resumo:A violência contra professores nas escolas, sobretudo nas públicas, tem sido algo preocupante para nossa sociedade, por interferir nas relações interpessoais e impossibilitar uma convivência harmoniosa no ambiente escolar. Diante disso, esta pesquisa tem os objetivos de: situar os conceitos de violências contra professores, as consequências geradas pela violência contra o professor e sua interferência no trabalho docente; apresentar leis que ampare o professor em casos de agressão sofrida; mostrar seus direitos e deveres quando se depararem com tal situação e identificar o papel da família e da escola no combate a violência contra o professor. Foram sujeitos da pesquisa: professores da rede pública de ensino de Teresina (PI) e tiveram como suporte as análises de Abronovay (2006), Mendes e Torres (2007), Pereira (2000) e Souza (2007) com o intuito de compreender suas contribuições aos estudos da educação. O instrumento utilizado foi um questionário contendo perguntas objetivas e subjetivas. Como resultado parcial verificou-se que os professores das escolas públicas de Teresina já foram vitimas de algum tipo de violência e sentem-se desprotegidos pelas leis responsáveis pela educação que privilegiam os alunos; constatou-se também que a família, sendo o primeiro grupo social com quem a criança tem contato, é a responsável em transmitir noções básicas de respeito e convivência social harmoniosa, atuando na prevenção e combate da violência contra professores ao lado da escola e do Estado.