A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que busca reinserir jovens e adultos na vida escolar, tornando-os cidadãos aptos para desempenhar seus papéis político, social, cultural e econômico. O presente estudo teve o objetivo de conhecer as motivações que levaram muitos ex-alunos a retornarem à escola, levando em consideração uma possível futura atuação nesta modalidade de ensino, é relevante aprender mais sobre o perfil e a história de vida desse alunado. A pesquisa foi motivada pela disciplina de Educação de Jovens e Adultos do curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus Floriano. Os dados foram coletados em uma turma de EJA da Unidade Escolar Raimundo Neiva de Floriano, Piauí, por meio de questionários com os discentes. Os estudantes mostraram que conseguir um emprego e melhorar a autoestima são as principais razões de terem voltado a estudar. Demonstraram também, que a aquisição de conhecimento é a melhoria mais evidente que a EJA proporciona em suas vidas. Para fundamentar este trabalho foram utilizados os seguintes autores: Ajala (2011), Andrade (2006), Brasil (1996, 2001, 2006), Cardoso; Ferreira (2012), Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2007), Lima; Mioto (2007), Lima; Silva (2013), Monteiro; Moura (2012), Oliveira; Lima; Pinto (2012), Reis (2010), Silva; Ferreira; Ferreira (2012) e Santos (2013).