Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HIPNOTERAPIA COGNITIVA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: TCC, HIPNOSE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Diante da crise do sistema educacional brasileiro, sente-se a necessidade de buscar alternativas que possam auxiliar na aprendizagem. O objetivo deste artigo foi elucidar as contribuições possíveis da hipnose e da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) na educação. A hipnose é uma das técnicas mais eficazes e costuma reduzir o tempo de tratamento, podendo estar associada a várias abordagens psicoterápicas. Eficaz no tratamento de fobias, agressividade, ansiedade, depressão, dor, bem como na melhora da motivação, memória, percepção e atenção, a hipnose pode interferir positivamente na aprendizagem. Através de pesquisa bibliográfica qualitativa, verificou-se a eficácia da Hipnoterapia Cognitiva na melhora nos hábitos de estudo, melhora da memória, da percepção, da atenção, da criatividade, e da motivação, além de diminuição da ansiedade. A TCC, por sua vez, é uma forma de terapia breve, estruturada e direcionada a resolver problemas atuais através da modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais. O cliente e o terapeuta trabalham juntos para identificar e solucionar os problemas em termos da relação entre pensamentos, emoções e comportamentos. Através da modificação de pensamentos e emoções que estejam interferindo nesse processo de aprendizagem, com a reestruturação cognitiva, consegue-se também melhorar o desempenho e a qualidade de vida dos participantes. A Hipnoterapia Cognitiva se apropria das técnicas de indução, aprofundamento e manutenção do estado hipnótico da Hipnose Clássica, e a intervenção psicológica é feita através da TCC e gera, portanto, mudanças comportamentais saudáveis e melhor adaptativas. Com treinamento apropriado em auto-hipnose e em TCC, os estudantes podem ser treinados para aumentar o seu desempenho.

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