Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS.

Palavra-chaves: ALUNOS, BATALHA NAVAL CIRCULAR, JOGOS Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21293
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 3735
    "titulo" => "JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES  DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS."
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado no município de Mamanguape-Pb no ano de 2015, numa escola da rede pública de ensino. O trabalho objetivou por investigar e descrever as principais percepções na visão de dois professores de matemática ao utilizarem do uso dos jogos em suas aulas, nessas perspectivas procurou-se verificar se os professores faziam uso de outras práticas letivas de ensino e métodos de ensino no caso de jogos como complemento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve três momentos, como de conhecer o entorno do ambiente, como também o corpo docente. Procuramos observar dois professores e apresentá-los a nossa proposta de ensino com a utilização do Jogo Batalha Naval Circular no ramo de trigonometria, mais precisamente onde há um número elevado de alunos que sentem e desenvolvem dificuldades. Escolhemos o conteúdo de Ângulos Notáveis para que o conteúdo fosse abordado no jogo escolhido e do mesmo poder retirar as percepções de visão sobre o uso dos jogos em conteúdos específicos para tentar alcançar os objetivos que os educadores almejam ao planejar suas aulas muitas vezes com o método tradicional. O segundo e o terceiro momento foram baseados em analisar as respostas dos professores através de um questionário sobre como eram suas práticas e o que buscavam alcançar, se iriam ou não fazer uso do jogo Batalha Naval Circular, se já vinha utilizando este ou outros recursos ligando a outros conteúdos, percepções estas que foram analisadas através de suas respostas tendo uma melhor compreensão sobre o que pensam desses recursos metodológicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, BATALHA NAVAL CIRCULAR, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3735_19082016155845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS"
    "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21293
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3493
    "inscrito_id" => 3735
    "titulo" => "JOGO MATEMÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA ÂNGULOS NOTÁVEIS E LOCALIZAÇÃO NO PLANO CARTESIANO NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES NA VISÃO DE DOIS PROFESSORES  DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DOS JOGOS."
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado no município de Mamanguape-Pb no ano de 2015, numa escola da rede pública de ensino. O trabalho objetivou por investigar e descrever as principais percepções na visão de dois professores de matemática ao utilizarem do uso dos jogos em suas aulas, nessas perspectivas procurou-se verificar se os professores faziam uso de outras práticas letivas de ensino e métodos de ensino no caso de jogos como complemento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve três momentos, como de conhecer o entorno do ambiente, como também o corpo docente. Procuramos observar dois professores e apresentá-los a nossa proposta de ensino com a utilização do Jogo Batalha Naval Circular no ramo de trigonometria, mais precisamente onde há um número elevado de alunos que sentem e desenvolvem dificuldades. Escolhemos o conteúdo de Ângulos Notáveis para que o conteúdo fosse abordado no jogo escolhido e do mesmo poder retirar as percepções de visão sobre o uso dos jogos em conteúdos específicos para tentar alcançar os objetivos que os educadores almejam ao planejar suas aulas muitas vezes com o método tradicional. O segundo e o terceiro momento foram baseados em analisar as respostas dos professores através de um questionário sobre como eram suas práticas e o que buscavam alcançar, se iriam ou não fazer uso do jogo Batalha Naval Circular, se já vinha utilizando este ou outros recursos ligando a outros conteúdos, percepções estas que foram analisadas através de suas respostas tendo uma melhor compreensão sobre o que pensam desses recursos metodológicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALUNOS, BATALHA NAVAL CIRCULAR, JOGOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID3735_19082016155845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE DE FREITAS PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LENY FREITAS"
    "autor_email" => "lennynha-mme@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho foi realizado no município de Mamanguape-Pb no ano de 2015, numa escola da rede pública de ensino. O trabalho objetivou por investigar e descrever as principais percepções na visão de dois professores de matemática ao utilizarem do uso dos jogos em suas aulas, nessas perspectivas procurou-se verificar se os professores faziam uso de outras práticas letivas de ensino e métodos de ensino no caso de jogos como complemento de suas práticas pedagógicas. A pesquisa teve três momentos, como de conhecer o entorno do ambiente, como também o corpo docente. Procuramos observar dois professores e apresentá-los a nossa proposta de ensino com a utilização do Jogo Batalha Naval Circular no ramo de trigonometria, mais precisamente onde há um número elevado de alunos que sentem e desenvolvem dificuldades. Escolhemos o conteúdo de Ângulos Notáveis para que o conteúdo fosse abordado no jogo escolhido e do mesmo poder retirar as percepções de visão sobre o uso dos jogos em conteúdos específicos para tentar alcançar os objetivos que os educadores almejam ao planejar suas aulas muitas vezes com o método tradicional. O segundo e o terceiro momento foram baseados em analisar as respostas dos professores através de um questionário sobre como eram suas práticas e o que buscavam alcançar, se iriam ou não fazer uso do jogo Batalha Naval Circular, se já vinha utilizando este ou outros recursos ligando a outros conteúdos, percepções estas que foram analisadas através de suas respostas tendo uma melhor compreensão sobre o que pensam desses recursos metodológicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.