Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID

Palavra-chaves: PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA Comunicação Oral (CO) Ensino de língua portuguesa
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21333
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2720
    "inscrito_id" => 7859
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7859_17082016163409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANA DAVID DE OLIVEIRA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DAVID"
    "autor_email" => "flavianabezerra79@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21333
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2720
    "inscrito_id" => 7859
    "titulo" => "LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O PIBID"
    "resumo" => "O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "PRODUÇÃO TEXTUAL, ENSINO, LEITURA, ESCRITA, ESCRITA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA15_ID7859_17082016163409.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIANA DAVID DE OLIVEIRA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIANA DAVID"
    "autor_email" => "flavianabezerra79@hotmail"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo de ensino da língua materna é o de que o aluno saiba interpretar e produzir textos coerentes e com opiniões objetivas ao sair dos ensinos fundamental e médio. Assim, este artigo é resultado do projeto “Quem sou eu... lendo e escrevendo com Clarice Lispector”, executado com os alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, de abril a junho de 2016, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa-PB, durante atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Objetivamos refletir sobre a importância da leitura e da escrita na formação escolar e sociocultural do aluno. Como embasamento teórico, nos apoiaremos nas perspectivas de Marcuschi (2008) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) que apontam o texto como objetivo central do ensino de língua portuguesa e afirmam que o aluno deve ser considerado como produtor de texto, aquele que pode ser entendido pelos textos que produz e que o constitui como ser humano. A partir disso, o projeto teve como objetivo aproximar o aluno da literatura e ajudá-lo a desenvolver a escrita, tendo como referência as obras lispectorianas. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e, também, a leitura e análise da percepção dos alunos sobre o conto “A bela e a fera” de Clarice Lispector publicado em 1979 no livro com mesmo título. Foi possível perceber mais participação nos projetos dos alunos que leram o conto e produziram os textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.