Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONHECIMENTO POPULAR COMO CONTRIBUINTE PARA A CIÊNCIA

Palavra-chaves: CIÊNCIA, CONHECIMENTOS POPULAR E CIENTÍFICO, CONTRIBUIÇÃO Pôster (PO) Popularização da Ciência
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21493
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 11848
    "titulo" => "O CONHECIMENTO POPULAR COMO CONTRIBUINTE PARA A CIÊNCIA"
    "resumo" => "O conhecimento engloba todos os tipos de experiências que o homem adquiriu, desde sua origem até os dias de hoje. No entanto, pessoas costumam dar a definição de conhecimento de uma maneira generalizada, já constituindo uma forma de senso comum, e o que muitas delas não sabem é que há variações do saber, que o formam como um todo. Seguindo esta linha, este trabalho tem a pretensão de mostrar como a ciência pode ser constituída através de um diálogo entre dois tipos conhecimentos escolhidos: o popular e o científico, mesmo que se possa observar adiante a dissidência conceitual em que os dois apresentam. Por esse motivo, procura-se apresentar algumas possibilidades que exemplifiquem como o senso comum contribui à formação do conhecimento científico, através de um texto simples e de pouca extensão. São revisadas literaturas já elaboradas por autores, tendo como base Marconi e Lakatos (2010), que cooperam com o conteúdo a ser discutido, vindo a servir de subsídios demonstrativos de como é possível ocorrer a operação de estudo pretendida. Os resultados apontarão que o conhecimento científico precisa se valer bastante do conhecimento popular para que novos horizontes sejam conquistados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, CONHECIMENTOS POPULAR E CIENTÍFICO, CONTRIBUIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11848_15082016215353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ARAÚJO DOS SANTOS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO "
    "autor_email" => "fasantosjunior@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21493
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2157
    "inscrito_id" => 11848
    "titulo" => "O CONHECIMENTO POPULAR COMO CONTRIBUINTE PARA A CIÊNCIA"
    "resumo" => "O conhecimento engloba todos os tipos de experiências que o homem adquiriu, desde sua origem até os dias de hoje. No entanto, pessoas costumam dar a definição de conhecimento de uma maneira generalizada, já constituindo uma forma de senso comum, e o que muitas delas não sabem é que há variações do saber, que o formam como um todo. Seguindo esta linha, este trabalho tem a pretensão de mostrar como a ciência pode ser constituída através de um diálogo entre dois tipos conhecimentos escolhidos: o popular e o científico, mesmo que se possa observar adiante a dissidência conceitual em que os dois apresentam. Por esse motivo, procura-se apresentar algumas possibilidades que exemplifiquem como o senso comum contribui à formação do conhecimento científico, através de um texto simples e de pouca extensão. São revisadas literaturas já elaboradas por autores, tendo como base Marconi e Lakatos (2010), que cooperam com o conteúdo a ser discutido, vindo a servir de subsídios demonstrativos de como é possível ocorrer a operação de estudo pretendida. Os resultados apontarão que o conhecimento científico precisa se valer bastante do conhecimento popular para que novos horizontes sejam conquistados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Popularização da Ciência"
    "palavra_chave" => "CIÊNCIA, CONHECIMENTOS POPULAR E CIENTÍFICO, CONTRIBUIÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID11848_15082016215353.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ARAÚJO DOS SANTOS JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCO "
    "autor_email" => "fasantosjunior@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O conhecimento engloba todos os tipos de experiências que o homem adquiriu, desde sua origem até os dias de hoje. No entanto, pessoas costumam dar a definição de conhecimento de uma maneira generalizada, já constituindo uma forma de senso comum, e o que muitas delas não sabem é que há variações do saber, que o formam como um todo. Seguindo esta linha, este trabalho tem a pretensão de mostrar como a ciência pode ser constituída através de um diálogo entre dois tipos conhecimentos escolhidos: o popular e o científico, mesmo que se possa observar adiante a dissidência conceitual em que os dois apresentam. Por esse motivo, procura-se apresentar algumas possibilidades que exemplifiquem como o senso comum contribui à formação do conhecimento científico, através de um texto simples e de pouca extensão. São revisadas literaturas já elaboradas por autores, tendo como base Marconi e Lakatos (2010), que cooperam com o conteúdo a ser discutido, vindo a servir de subsídios demonstrativos de como é possível ocorrer a operação de estudo pretendida. Os resultados apontarão que o conhecimento científico precisa se valer bastante do conhecimento popular para que novos horizontes sejam conquistados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.