Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE LETRAMENTO :RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Palavra-chaves: LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21528
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE LETRAMENTO :RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de organização do fazer pedagógico em torno de um Projeto Didático intitulado Recursos hídricos de nossa comunidade, realizado em uma escola municipal situada na zona rural de Salgado de São Félix, estado da Paraíba, no Ensino Fundamental I, na modalidade multisseriada. Os sujeitos envolvidos foram dezenove alunos, dois do terceiro ano e dezesseis do quarto. O nosso objetivo geral foi apresentar as contribuições organizativa do trabalho pedagógico a partir de um projeto didático, articulando teoria e prática. Tendo como objetivos específicos: Descrever o processo de realização de um projeto de alfabetização e letramento; discutir o ensino da leitura e da escrita por meio de projetos didático, com ênfase no gênero literário cordel. Para tanto desenvolvemos um projeto didático que oferecesse situações colaborativas entre os sujeitos, na perspectiva de alfabetizar letrando. Podemos afirmar que é possível alfabetizar letrando, envolvendo os alunos com diferentes níveis de saberes, propondo atividades que priorizem os usos sociais da leitura e da escrita relacionando à apropriação do sistema de escrita de forma indissociável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1144_12082016012741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOISA BORBA MARTINS CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "ELOISA BORBA"
    "autor_email" => "borbinha71@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21528
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 923
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE LETRAMENTO :RELATO DE EXPERIÊNCIA."
    "resumo" => "Este trabalho apresenta uma experiência de organização do fazer pedagógico em torno de um Projeto Didático intitulado Recursos hídricos de nossa comunidade, realizado em uma escola municipal situada na zona rural de Salgado de São Félix, estado da Paraíba, no Ensino Fundamental I, na modalidade multisseriada. Os sujeitos envolvidos foram dezenove alunos, dois do terceiro ano e dezesseis do quarto. O nosso objetivo geral foi apresentar as contribuições organizativa do trabalho pedagógico a partir de um projeto didático, articulando teoria e prática. Tendo como objetivos específicos: Descrever o processo de realização de um projeto de alfabetização e letramento; discutir o ensino da leitura e da escrita por meio de projetos didático, com ênfase no gênero literário cordel. Para tanto desenvolvemos um projeto didático que oferecesse situações colaborativas entre os sujeitos, na perspectiva de alfabetizar letrando. Podemos afirmar que é possível alfabetizar letrando, envolvendo os alunos com diferentes níveis de saberes, propondo atividades que priorizem os usos sociais da leitura e da escrita relacionando à apropriação do sistema de escrita de forma indissociável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, PROJETO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID1144_12082016012741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ELOISA BORBA MARTINS CAMPELO"
    "autor_nome_curto" => "ELOISA BORBA"
    "autor_email" => "borbinha71@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de organização do fazer pedagógico em torno de um Projeto Didático intitulado Recursos hídricos de nossa comunidade, realizado em uma escola municipal situada na zona rural de Salgado de São Félix, estado da Paraíba, no Ensino Fundamental I, na modalidade multisseriada. Os sujeitos envolvidos foram dezenove alunos, dois do terceiro ano e dezesseis do quarto. O nosso objetivo geral foi apresentar as contribuições organizativa do trabalho pedagógico a partir de um projeto didático, articulando teoria e prática. Tendo como objetivos específicos: Descrever o processo de realização de um projeto de alfabetização e letramento; discutir o ensino da leitura e da escrita por meio de projetos didático, com ênfase no gênero literário cordel. Para tanto desenvolvemos um projeto didático que oferecesse situações colaborativas entre os sujeitos, na perspectiva de alfabetizar letrando. Podemos afirmar que é possível alfabetizar letrando, envolvendo os alunos com diferentes níveis de saberes, propondo atividades que priorizem os usos sociais da leitura e da escrita relacionando à apropriação do sistema de escrita de forma indissociável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.