Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DA EEFM FIGUEIREDO CORREIA, EM JUAZEIRO DO NORTE, CE

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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente estudo versa sobre o letramento digital na formação docente e nas práticas de ensino dos professores de Língua Portuguesa da EEFM Figueiredo Correia, localizada em Juazeiro do Norte, Ceará. A pesquisa surgiu a partir do interesse de um estudo sobre o letramento digital, direcionando-o para os professores ministrantes da disciplina de Língua Portuguesa, a fim de verificar se esse letramento faz parte da formação e da prática de ensino desses professores. Partimos da hipótese de que não há uma prática de letramento no âmbito digital pelo fato de que não há formação proporcionada pelo Governo do Estado ligado a este tema, nem há, voltando-nos para a formação desses professores na Universidade, uma disciplina específica no curso Letras da Universidade da qual os bolsistas fazem parte, a Universidade Regional do Cariri (URCA).O trabalho se justifica haja vista a atual importância do letramento digital na vida particular de cada sujeito, pois para a realização de diversas atividades se faz necessária a utilização destes recursos. Assim, o objetivo deste artigo é verificar quais os métodos que estão sendo aplicados em sala de aula, e se na referida escola há uma formação específica voltada para o letramento. A metodologia se caracteriza por uma pesquisa de campo e revisão de literatura. Para tal, utilizamos como referencial teórico autores como Bagno (2002), Ribeiro (2012) e Soares (2002). Em síntese, verificamos, através da aplicação de questionários com os docentes da referida escola, que os mesmos não têm conhecimento sobre o que é o letramento digital, nem recebem capacitação específica, o que compromete o uso adequado das TICs em suas práticas de ensino.

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