Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DO COORDENADOR ESCOLAR DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE FORTALEZA

Palavra-chaves: COORDENADOR ESCOLAR, IDENTIDADE, FORMAÇÃO DE COORDENADORES. Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21674
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1058
    "inscrito_id" => 4870
    "titulo" => "O PERFIL DO COORDENADOR ESCOLAR DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Em sua essência, o coordenador escolar, como é chamado na rede pública estadual de ensino do Ceará, surge com as funções articuladora, mediadora, transformadora e formadora da equipe docente nas escolas. No entanto, de um modo geral, as atribuições deste experto nos sistemas de ensino nem sempre são bem definidas. Este artigo discute a identidade do coordenador escolar, das escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, baseado nos resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com 225 coordenadores, no ano de 2016. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, totalmente delineado em consonância com os objetivos deste trabalho, contendo 15 perguntas, que reunia dos participantes dados relacionados principalmente à faixa etária; tempo de serviço (como educador e como coordenador); formação inicial; escolaridade; rotina e organização na escola; dificuldades em exercer a função de coordenador; além de captar as principais demandas de formação. Inicialmente, apresentamos e discutimos o surgimento da função nas escolas, promovendo uma reflexão sobre o conceito de identidade e sobre o papel deste profissional no contexto atual. Em seguida, apresentamos os resultados do questionário, que nos forneceu dados valiosos sobre a rotina destes peritos, percebendo-se que estes vivem um claro conflito profissional entre a sua atuação no campo administrativo e no pedagógico e as tarefas da escola e da secretaria da educação; entre as demandas internas e as exigências externas; entre o projeto pedagógico da escola e o projeto administrativo da gestão estadual. Chamou-nos a atenção que apenas 4,2% dos participantes da pesquisa relataram acompanhar o planejamento dos professores, atuando como seu formador. A falta de clareza do próprio coordenador sobre suas responsabilidades ajuda a acentuar o desvio de sua prática profissional. A ausência de uma formação específica, apontada por 36% dos participantes como um desafio ao desempenho de sua função, contribui para que haja uma certeza do que e de como desempenhar o seu papel, levando-os a dedicar-se a outras tarefas. O questionário nos forneceu ainda sugestões de pautas para serem trabalhadas em uma proposta de formação continuada, especificamente elaborada para coordenadores escolares, uma vez que diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de um programa de formação continuada direcionado aos coordenadores pedagógicos, tendo em vista que necessitam dispor, segundo certa ordem e método, das ações que colaborem para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola, além de organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR ESCOLAR, IDENTIDADE, FORMAÇÃO DE COORDENADORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4870_13082016102647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21674
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1058
    "inscrito_id" => 4870
    "titulo" => "O PERFIL DO COORDENADOR ESCOLAR DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Em sua essência, o coordenador escolar, como é chamado na rede pública estadual de ensino do Ceará, surge com as funções articuladora, mediadora, transformadora e formadora da equipe docente nas escolas. No entanto, de um modo geral, as atribuições deste experto nos sistemas de ensino nem sempre são bem definidas. Este artigo discute a identidade do coordenador escolar, das escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, baseado nos resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com 225 coordenadores, no ano de 2016. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, totalmente delineado em consonância com os objetivos deste trabalho, contendo 15 perguntas, que reunia dos participantes dados relacionados principalmente à faixa etária; tempo de serviço (como educador e como coordenador); formação inicial; escolaridade; rotina e organização na escola; dificuldades em exercer a função de coordenador; além de captar as principais demandas de formação. Inicialmente, apresentamos e discutimos o surgimento da função nas escolas, promovendo uma reflexão sobre o conceito de identidade e sobre o papel deste profissional no contexto atual. Em seguida, apresentamos os resultados do questionário, que nos forneceu dados valiosos sobre a rotina destes peritos, percebendo-se que estes vivem um claro conflito profissional entre a sua atuação no campo administrativo e no pedagógico e as tarefas da escola e da secretaria da educação; entre as demandas internas e as exigências externas; entre o projeto pedagógico da escola e o projeto administrativo da gestão estadual. Chamou-nos a atenção que apenas 4,2% dos participantes da pesquisa relataram acompanhar o planejamento dos professores, atuando como seu formador. A falta de clareza do próprio coordenador sobre suas responsabilidades ajuda a acentuar o desvio de sua prática profissional. A ausência de uma formação específica, apontada por 36% dos participantes como um desafio ao desempenho de sua função, contribui para que haja uma certeza do que e de como desempenhar o seu papel, levando-os a dedicar-se a outras tarefas. O questionário nos forneceu ainda sugestões de pautas para serem trabalhadas em uma proposta de formação continuada, especificamente elaborada para coordenadores escolares, uma vez que diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de um programa de formação continuada direcionado aos coordenadores pedagógicos, tendo em vista que necessitam dispor, segundo certa ordem e método, das ações que colaborem para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola, além de organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "COORDENADOR ESCOLAR, IDENTIDADE, FORMAÇÃO DE COORDENADORES."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID4870_13082016102647.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "OTÁVIO VIEIRA SOBREIRA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "OTÁVIO JÚNIOR"
    "autor_email" => "otaviojunior99@gmail.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Em sua essência, o coordenador escolar, como é chamado na rede pública estadual de ensino do Ceará, surge com as funções articuladora, mediadora, transformadora e formadora da equipe docente nas escolas. No entanto, de um modo geral, as atribuições deste experto nos sistemas de ensino nem sempre são bem definidas. Este artigo discute a identidade do coordenador escolar, das escolas da rede pública estadual de ensino da cidade de Fortaleza, baseado nos resultados de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, realizada com 225 coordenadores, no ano de 2016. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário, totalmente delineado em consonância com os objetivos deste trabalho, contendo 15 perguntas, que reunia dos participantes dados relacionados principalmente à faixa etária; tempo de serviço (como educador e como coordenador); formação inicial; escolaridade; rotina e organização na escola; dificuldades em exercer a função de coordenador; além de captar as principais demandas de formação. Inicialmente, apresentamos e discutimos o surgimento da função nas escolas, promovendo uma reflexão sobre o conceito de identidade e sobre o papel deste profissional no contexto atual. Em seguida, apresentamos os resultados do questionário, que nos forneceu dados valiosos sobre a rotina destes peritos, percebendo-se que estes vivem um claro conflito profissional entre a sua atuação no campo administrativo e no pedagógico e as tarefas da escola e da secretaria da educação; entre as demandas internas e as exigências externas; entre o projeto pedagógico da escola e o projeto administrativo da gestão estadual. Chamou-nos a atenção que apenas 4,2% dos participantes da pesquisa relataram acompanhar o planejamento dos professores, atuando como seu formador. A falta de clareza do próprio coordenador sobre suas responsabilidades ajuda a acentuar o desvio de sua prática profissional. A ausência de uma formação específica, apontada por 36% dos participantes como um desafio ao desempenho de sua função, contribui para que haja uma certeza do que e de como desempenhar o seu papel, levando-os a dedicar-se a outras tarefas. O questionário nos forneceu ainda sugestões de pautas para serem trabalhadas em uma proposta de formação continuada, especificamente elaborada para coordenadores escolares, uma vez que diante do exposto, torna-se evidente a necessidade de um programa de formação continuada direcionado aos coordenadores pedagógicos, tendo em vista que necessitam dispor, segundo certa ordem e método, das ações que colaborem para o fortalecimento das relações entre a cultura e a escola, além de organizar o produto da reflexão dos professores, do planejamento, dos planos de ensino e da avaliação da prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.