Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PIBID E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR

Palavra-chaves: PESQUISAS, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PRÁTICAS, CULTURA ESCOLAR, CULTURA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21682
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1908
    "inscrito_id" => 5206
    "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => """
      O presente artigo enfoca a análise e a investigação das estratégias didático-pedagógicas do ensino de Geografia na educação básica, a partir das observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° D. Porém, as observações compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e investigar as possibilidades que dinamizem as práticas do ensino de geografia. Sendo assim uma renovação de métodos vem alterando as práticas de pesquisa no campo da Educação Geográfica, provocada pelos diálogos que se estabelecem entre as disciplinas escolares e outras áreas das ciências humanas e sociais, impulsionando o reconhecimento da existência de uma cultura escolar que demanda investigação.  Algumas questões teórico-metodológicas dessas análises e da cultura escolar são trazidas com alguns diálogos destes com o campo de pesquisa da Geografia Escolar, atentando-se para: as particularidades do conhecimento escolar da geografia e as relações desta disciplina com a ciência, o conhecimento empírico e com a pedagogia. Por fim, apresentam-se alguns processos investigativos que têm sido produzidos no campo da Geografia Escolar.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Pesquisas, Educação Geográfica, Práticas, Cultura escolar, Observação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISAS, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PRÁTICAS, CULTURA ESCOLAR, CULTURA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5206_15082016165723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILANDIA EVARISTO DOS SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSILANDIA"
    "autor_email" => "josilandia2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21682
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1908
    "inscrito_id" => 5206
    "titulo" => "O PIBID E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE E INVESTIGAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR"
    "resumo" => """
      O presente artigo enfoca a análise e a investigação das estratégias didático-pedagógicas do ensino de Geografia na educação básica, a partir das observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° D. Porém, as observações compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e investigar as possibilidades que dinamizem as práticas do ensino de geografia. Sendo assim uma renovação de métodos vem alterando as práticas de pesquisa no campo da Educação Geográfica, provocada pelos diálogos que se estabelecem entre as disciplinas escolares e outras áreas das ciências humanas e sociais, impulsionando o reconhecimento da existência de uma cultura escolar que demanda investigação.  Algumas questões teórico-metodológicas dessas análises e da cultura escolar são trazidas com alguns diálogos destes com o campo de pesquisa da Geografia Escolar, atentando-se para: as particularidades do conhecimento escolar da geografia e as relações desta disciplina com a ciência, o conhecimento empírico e com a pedagogia. Por fim, apresentam-se alguns processos investigativos que têm sido produzidos no campo da Geografia Escolar.\r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Pesquisas, Educação Geográfica, Práticas, Cultura escolar, Observação.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PESQUISAS, EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, PRÁTICAS, CULTURA ESCOLAR, CULTURA ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID5206_15082016165723.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSILANDIA EVARISTO DOS SANTOS ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "JOSILANDIA"
    "autor_email" => "josilandia2014@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente artigo enfoca a análise e a investigação das estratégias didático-pedagógicas do ensino de Geografia na educação básica, a partir das observações e intervenções no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES/UEPB, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, Campina Grande-PB, na turma do 1° D. Porém, as observações compartilhadas neste trabalho versam sobre o pensar e investigar as possibilidades que dinamizem as práticas do ensino de geografia. Sendo assim uma renovação de métodos vem alterando as práticas de pesquisa no campo da Educação Geográfica, provocada pelos diálogos que se estabelecem entre as disciplinas escolares e outras áreas das ciências humanas e sociais, impulsionando o reconhecimento da existência de uma cultura escolar que demanda investigação. Algumas questões teórico-metodológicas dessas análises e da cultura escolar são trazidas com alguns diálogos destes com o campo de pesquisa da Geografia Escolar, atentando-se para: as particularidades do conhecimento escolar da geografia e as relações desta disciplina com a ciência, o conhecimento empírico e com a pedagogia. Por fim, apresentam-se alguns processos investigativos que têm sido produzidos no campo da Geografia Escolar. Palavras-chave: Pesquisas, Educação Geográfica, Práticas, Cultura escolar, Observação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.