Este estudo tem por objetivo discutir sobre oficinas de ciências no processo de ensino e aprendizagem a luz dos organizadores prévios como meio introdutório e contextual para o incentivo aos trabalhos e discussão das temáticas em foco, realizadas nas aulas de ciências com a abordagem dos seguintes temas: animais vertebrados e invertebrados, as plantas e as tecnologias em sala de aula. Pretendemos ainda oferecer aos educadores subsídios para uma prática mais consciente e instruída a luz dos que pensam a educação e os processos inerentes a ela, utilizando organizadores prévios para a aprendizagem significativa nas aulas de ciências. A pesquisa contou com a participação de 30 alunos do ensino fundamental, 5º ano da Escola Municipal Severino Basílio, localizada da zona urbana de Sapé Pb, no ano de 2014. As oficinas tiveram duração de uma semana, realizadas no horário da manhã seguindo as aulas normais dos alunos, obtivemos a participação, dinamização, incentivo à leitura, pesquisa e produção colaborativa, além de indicações para trabalhos futuros. Como retorno à sociedade, este trabalho deixa propostas de oficinas para produção em sala de aula que podem ser diferenciadas, adaptadas ou totalmente modificadas a outros contextos, registramos a importância da divulgação de trabalhos autorais dos alunos e iniciativas que deram certo, assim, como produto da experiência resultou um livro com as oficinas realizadas e os registros fotográficos.