Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS(AS) SUJEITOS QUE PARTILHAM ARTE ANCESTRAL E SABERES POPULARES NA COMUNIDADE MURICI – PE

Palavra-chaves: PEDAGOGIAS ANCESTRAIS, MESTRES(AS) POPULARES, RESISTÊNCIA Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este estudo em construção faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE CAA. Mostra uma atenção central à construção dos saberes ancestrais, numa perspectiva do notório saber de mestres e mestras populares, portanto, de resistência. Como objetivo geral, buscamos compreender os processos de elaboração, de circulação e de resistência dos saberes tecidos pelos(as) mestres e mestras populares do Murici - Caruaru - PE. Assim, aborda a questão da ancestralidade e o notório saber desses sujeitos. A construção do objeto de pesquisa se dá a partir da compreensão desses conhecimentos, suas relações de ensino-e-aprendizagem, formas de resistência, partilha e de educação popular. Epistemologicamente inspira-se em teóricos que trazem Pedagogias Outras, que reconhecem diversos saberes e não apenas os científicos clássicos, como Carlos Rodrigues Brandão, Miguel Arroyo, dentre outros. Como conclusões iniciais o artigo apresenta que, de acordo com esses saberes há uma importância dada à transmissão de princípios ancestrais, tais como: respeito aos antepassados e aos mais velhos da comunidade, valorização dos saberes que existem em cada comunidade, vida comunitária e partilha.

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