Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE

Palavra-chaves: CINEMÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ESPORTES Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21994
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2552
    "inscrito_id" => 11210
    "titulo" => "PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE"
    "resumo" => "A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CINEMÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ESPORTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11210_17082016105358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BASÍLIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO BASÍLIO"
    "autor_email" => "brunobasilior@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21994
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2552
    "inscrito_id" => 11210
    "titulo" => "PRÁTICA ESPORTIVA: ENSINANDO FÍSICA ATRAVÉS DO ESPORTE"
    "resumo" => "A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "CINEMÁTICA, ENSINO DE FÍSICA, ESPORTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID11210_17082016105358.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BASÍLIO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO BASÍLIO"
    "autor_email" => "brunobasilior@gmail.com"
    "autor_ies" => "IF SERTÃO-PE CAMPUS PETROLINA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A física está presente no cotidiano e explica boa parte dos fenômenos naturais perceptíveis pelo homem, de modo que o método cientifico serve de suporte a diversas outras áreas do conhecimento. Sendo assim, é de grande importância no desenvolvimento intelectual, tecnológico e de uma postura critico-reflexiva. No entanto, o que se percebe é que ao lecionar a disciplina muitos professores fazem uso de métodos tradicionais que considera o conhecimento um conjunto de informações transmitidas pelos professores aos alunos, que têm apenas o papel de ouvintes, não demonstrando a real aplicação da Física no dia a dia, o que acarreta muitas vezes uma repulsa dos alunos à disciplina. Esse quadro de rejeição é bastante comum no primeiro ano do Ensino Médio, geralmente o momento de primeiro contato aluno-física, onde o assunto abordado nesse período é a mecânica, o estudo do movimento. São várias as abordagens alternativas possíveis para ensinar, uma vez que tudo que existe, se move. Dessa forma, por conta da proximidade dos jogos olímpicos no país e pelo interesse que os alunos apresentam pelos esportes, o presente trabalho é resultado de um projeto realizado em sete primeiros anos do ensino médio de uma escola pública de Pernambuco em que se buscou relacionar a física com algo que boa parte dos alunos se envolvem e se interessam, afim de ilustrar de maneira didática aspectos físicos como, por exemplo: espaço percorrido, velocidade, tempo e lançamento etc, através de atividades esportivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.