Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO IFMA – CAMPUS PINHEIRO: BENEFÍCIOS E DIFICULDADES

Palavra-chaves: QUÍMICA, PESQUISA, ALUNOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22079
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 7855
    "titulo" => "PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO IFMA – CAMPUS PINHEIRO: BENEFÍCIOS E DIFICULDADES"
    "resumo" => "A necessidade de buscar conhecimento faz parte da natureza humana, este por sua vez é a raiz da pesquisa cientifica, e sabe-se que a pesquisa tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades e os benefícios encontrados pelos alunos do ensino médio técnico do IFMA- Campus Pinheiro, envolvidos em projetos de Pesquisa e Extensão na área da química, como também avaliar a aplicabilidade do mesmo dentro da sala de aula, possibilitando uma reflexão acerca dos benefícios e dificuldades encontradas pelo orientando. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio Técnico do IFMA – Campus Pinheiro. Com a análise dos resultados obtidos foi possível constatar que os alunos encontram dificuldades na realização das pesquisas como a falta de estrutura física, falta de incentivo e até mesmo dificuldade para encontrarem orientadores. Porém, esses alunos sabem a importância que a pesquisa tem, tanto para a comunidade, como dentro da sala de aula, na aproximação de teoria e prática, facilitando a aprendizagem, assim como a experiência adquirida e enriquecimento de currículo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, PESQUISA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7855_11082016185609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANA GABRIELLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANA LIMA"
    "autor_email" => "pollyana_gabrielle@hotmai"
    "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22079
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 885
    "inscrito_id" => 7855
    "titulo" => "PROJETOS DE PESQUISA E EXTENSÃO NA ÁREA DA QUÍMICA NO IFMA – CAMPUS PINHEIRO: BENEFÍCIOS E DIFICULDADES"
    "resumo" => "A necessidade de buscar conhecimento faz parte da natureza humana, este por sua vez é a raiz da pesquisa cientifica, e sabe-se que a pesquisa tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades e os benefícios encontrados pelos alunos do ensino médio técnico do IFMA- Campus Pinheiro, envolvidos em projetos de Pesquisa e Extensão na área da química, como também avaliar a aplicabilidade do mesmo dentro da sala de aula, possibilitando uma reflexão acerca dos benefícios e dificuldades encontradas pelo orientando. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio Técnico do IFMA – Campus Pinheiro. Com a análise dos resultados obtidos foi possível constatar que os alunos encontram dificuldades na realização das pesquisas como a falta de estrutura física, falta de incentivo e até mesmo dificuldade para encontrarem orientadores. Porém, esses alunos sabem a importância que a pesquisa tem, tanto para a comunidade, como dentro da sala de aula, na aproximação de teoria e prática, facilitando a aprendizagem, assim como a experiência adquirida e enriquecimento de currículo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "QUÍMICA, PESQUISA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID7855_11082016185609.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "POLLYANA GABRIELLE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "POLLYANA LIMA"
    "autor_email" => "pollyana_gabrielle@hotmai"
    "autor_ies" => "IFMA - CAMPUS ZÉ DOCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A necessidade de buscar conhecimento faz parte da natureza humana, este por sua vez é a raiz da pesquisa cientifica, e sabe-se que a pesquisa tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as dificuldades e os benefícios encontrados pelos alunos do ensino médio técnico do IFMA- Campus Pinheiro, envolvidos em projetos de Pesquisa e Extensão na área da química, como também avaliar a aplicabilidade do mesmo dentro da sala de aula, possibilitando uma reflexão acerca dos benefícios e dificuldades encontradas pelo orientando. A pesquisa na qual se fundamenta este artigo foi realizada com alunos do 3° ano do Ensino Médio Técnico do IFMA – Campus Pinheiro. Com a análise dos resultados obtidos foi possível constatar que os alunos encontram dificuldades na realização das pesquisas como a falta de estrutura física, falta de incentivo e até mesmo dificuldade para encontrarem orientadores. Porém, esses alunos sabem a importância que a pesquisa tem, tanto para a comunidade, como dentro da sala de aula, na aproximação de teoria e prática, facilitando a aprendizagem, assim como a experiência adquirida e enriquecimento de currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Irlane Vieira

    Quero um exemplo para meu projeto.

    12/07/2022 10:12:22

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.