Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA: OS POEMAS NAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ATIVIDADES ESCOLARES, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      A proposta de trabalho discute as práticas das atividades escolares no tocante à Literatura Infantil na escola, considerando a importância de atividades com poemas infantis para o processo de formação leitora das crianças entre 05 e 06 anos, nas atividades escolares, para as práticas sociais no mundo em que está inserido. Através dos poemas da Literatura Infantil, aprendemos sobre nosso passado, conhecemos nossa história e de onde vêm nossa herança, nossa tradição, assim como experiências e fatos sociais tematizados nas obras. Diante disso, cabe a nós licenciandos e licenciados, já atuantes na Escola, adquirirem novos conhecimentos com as obras literárias e aplicá-las nas atividades escolares, no sentido de construir novos saberes, transformar estes saberes que, muitas vezes, na escola e/ou fora dela, apresentam-se de forma equivocada para fazer crescer nossas experiências.\r\n
      Com esse entendimento, acredita-se que tal proposta de ensino, à luz da perspectiva do Letramento Literário, possibilitará a participação da criança, desde cedo nas práticas sociais em seu tempo. Acreditamos ainda que, para isso, a escola precisará diversificar as metodologias de ensino, de modo que estejam presentes não só o conteúdo que faz parte do Currículo Escolar, mas nas atividades que permitam uma maior liberdade de a criança criar, liberar suas características: fantasioso, lúdico. Característica essa que deve ser vivenciada para incentivar essa criança a se desenvolver, de forma que tenha a oportunidade de um futuro melhor, através do conhecimento de mundo que ela irá receber através da leitura dos textos literários. \r\n
      É de interesse abordar questões relacionadas ao uso dos poemas na escola, sobretudo, nos anos inicias do Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir com a escola adotada, conforme o projeto do Prolicen/UFPB/CCAE/DE, o qual vem se desenvolvendo desde 2013 para que os educadores em formação, junto aos seus alunos, possam, de alguma forma, incorporar novas formas de abordagem da Literatura Infantil em sala de aula. Para uma tentativa de respostas às questões: Como estudar a Literatura Infantil na Escola de Ensino Fundamental? Como fazer (uso e abuso) dos poemas infantis nas práticas escolares para garantir o letramento do leitor em formação? Como escolher os versos infantis para tematizar o conteúdo proposto no currículo da escola? somos do entendimento de que a Literatura Infantil surge, ou melhor, mostra-nos a responsabilidade da geração de conhecimentos e de informação, assim como estimular e desenvolver as potencialidades várias da criança, cuja responsabilidade deve ser dividida com a escola.\r\n
      Diante do exposto, tomamos como objetivos da proposta em tela: a) Geral: analisar o uso dos poemas na educação infantil. E b) Específicos: discutir o uso da Literatura Infantil na Escola; demonstrar como pode ser realizado o uso e abuso dos poemas na sala de aula; conhecer os poemas e como escolhê-los para seu uso na sala de aula.
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      Com esse entendimento, acredita-se que tal proposta de ensino, à luz da perspectiva do Letramento Literário, possibilitará a participação da criança, desde cedo nas práticas sociais em seu tempo. Acreditamos ainda que, para isso, a escola precisará diversificar as metodologias de ensino, de modo que estejam presentes não só o conteúdo que faz parte do Currículo Escolar, mas nas atividades que permitam uma maior liberdade de a criança criar, liberar suas características: fantasioso, lúdico. Característica essa que deve ser vivenciada para incentivar essa criança a se desenvolver, de forma que tenha a oportunidade de um futuro melhor, através do conhecimento de mundo que ela irá receber através da leitura dos textos literários. \r\n
      É de interesse abordar questões relacionadas ao uso dos poemas na escola, sobretudo, nos anos inicias do Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir com a escola adotada, conforme o projeto do Prolicen/UFPB/CCAE/DE, o qual vem se desenvolvendo desde 2013 para que os educadores em formação, junto aos seus alunos, possam, de alguma forma, incorporar novas formas de abordagem da Literatura Infantil em sala de aula. Para uma tentativa de respostas às questões: Como estudar a Literatura Infantil na Escola de Ensino Fundamental? Como fazer (uso e abuso) dos poemas infantis nas práticas escolares para garantir o letramento do leitor em formação? Como escolher os versos infantis para tematizar o conteúdo proposto no currículo da escola? somos do entendimento de que a Literatura Infantil surge, ou melhor, mostra-nos a responsabilidade da geração de conhecimentos e de informação, assim como estimular e desenvolver as potencialidades várias da criança, cuja responsabilidade deve ser dividida com a escola.\r\n
      Diante do exposto, tomamos como objetivos da proposta em tela: a) Geral: analisar o uso dos poemas na educação infantil. E b) Específicos: discutir o uso da Literatura Infantil na Escola; demonstrar como pode ser realizado o uso e abuso dos poemas na sala de aula; conhecer os poemas e como escolhê-los para seu uso na sala de aula.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A proposta de trabalho discute as práticas das atividades escolares no tocante à Literatura Infantil na escola, considerando a importância de atividades com poemas infantis para o processo de formação leitora das crianças entre 05 e 06 anos, nas atividades escolares, para as práticas sociais no mundo em que está inserido. Através dos poemas da Literatura Infantil, aprendemos sobre nosso passado, conhecemos nossa história e de onde vêm nossa herança, nossa tradição, assim como experiências e fatos sociais tematizados nas obras. Diante disso, cabe a nós licenciandos e licenciados, já atuantes na Escola, adquirirem novos conhecimentos com as obras literárias e aplicá-las nas atividades escolares, no sentido de construir novos saberes, transformar estes saberes que, muitas vezes, na escola e/ou fora dela, apresentam-se de forma equivocada para fazer crescer nossas experiências. Com esse entendimento, acredita-se que tal proposta de ensino, à luz da perspectiva do Letramento Literário, possibilitará a participação da criança, desde cedo nas práticas sociais em seu tempo. Acreditamos ainda que, para isso, a escola precisará diversificar as metodologias de ensino, de modo que estejam presentes não só o conteúdo que faz parte do Currículo Escolar, mas nas atividades que permitam uma maior liberdade de a criança criar, liberar suas características: fantasioso, lúdico. Característica essa que deve ser vivenciada para incentivar essa criança a se desenvolver, de forma que tenha a oportunidade de um futuro melhor, através do conhecimento de mundo que ela irá receber através da leitura dos textos literários. É de interesse abordar questões relacionadas ao uso dos poemas na escola, sobretudo, nos anos inicias do Ensino Fundamental, com o objetivo de contribuir com a escola adotada, conforme o projeto do Prolicen/UFPB/CCAE/DE, o qual vem se desenvolvendo desde 2013 para que os educadores em formação, junto aos seus alunos, possam, de alguma forma, incorporar novas formas de abordagem da Literatura Infantil em sala de aula. Para uma tentativa de respostas às questões: Como estudar a Literatura Infantil na Escola de Ensino Fundamental? Como fazer (uso e abuso) dos poemas infantis nas práticas escolares para garantir o letramento do leitor em formação? Como escolher os versos infantis para tematizar o conteúdo proposto no currículo da escola? somos do entendimento de que a Literatura Infantil surge, ou melhor, mostra-nos a responsabilidade da geração de conhecimentos e de informação, assim como estimular e desenvolver as potencialidades várias da criança, cuja responsabilidade deve ser dividida com a escola. Diante do exposto, tomamos como objetivos da proposta em tela: a) Geral: analisar o uso dos poemas na educação infantil. E b) Específicos: discutir o uso da Literatura Infantil na Escola; demonstrar como pode ser realizado o uso e abuso dos poemas na sala de aula; conhecer os poemas e como escolhê-los para seu uso na sala de aula.

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