Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RUBRICAS PARA AUTOAVALIAÇÃO DE DESEMPENHO BASEADA POR COMPETÊNCIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO BASEADA EM COMPETÊNCIAS, AUTOAVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Didática, Currículo e Política Educacional
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      Introdução: Avaliar o desempenho acadêmico não pode ter resultados em si, é preciso oferecer reflexões e tomada de decisões que gerem melhorias na qualidade das atividades educacionais. O Programa de Promoção da Saúde (PROSA) é um programa de extensão vinculado ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará(UFC) atuante desde 2010 na elaboração e execução de atividades de promoção da saúde destinada ao público em situação de vulnerabilidade da cidade de Fortaleza/CE.  Para avaliar o desempenho de modo individual dos integrantes, uma autoavaliação é realizada semestralmente por todos. As rubricas possibilitam avaliar a qualidade das contribuições dos alunos e os orientam no seu desempenho ao indicar especificamente os fatores que serão avaliados. \r\n
      Objetivo: Relatar a experiência da elaboração de uma matriz de autoavaliação de desempenho por competências para ser utilizada como método autoavaliativo semestral entre os membros de um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará. \r\n
      Metodologia: Buscando identificar e compreender o que e como cada membro sabia fazer com os conhecimentos prévios adquiridos e o que ainda precisava desenvolver, o instrumento pautado nas competências conceituais, técnicas e interpessoais, para a avaliação desse semestre foi desenvolvida em julho de 2016, para a autoavaliação do desempenho de 20 membros (coordenadores, mentores e extensionistas) do programa referente ao semestre letivo 2016.1 (março a julho), por uma equipe composta de 3 profissionais e 2 alunos atuantes no PROSA.O formulário consistiu em duas categorias de atuação do PROSA: atividades educativas e trabalho em equipe, que foram considerados para análise em escala de níveis: muito competente/competente/aceitável e não aceitável. \r\n
      Resultados: Elaborou-se uma matriz que será subsídio para a autoavaliação de desempenho baseada por competências. Tal matriz é dividida em duas categorias: Atividades Educativas e Trabalho em Equipe. A categoria Atividades Educativas estava relacionada às competências conceituais e técnicas. As competências conceituais consideraram 4 critérios: conteúdo, duração, material preparação dos recursos que seriam utilizados para as atividades, vocabulário (adequação para o público e tema proposto). As competências técnicas foram avaliadas em 5 critérios: fala em público (pronunciação), volume de voz audível, postura corporal e visual, concentração na execução da atividade e entusiasmo no desenvolvimento das atividades. A categoria Trabalho em Equipe referiu-se às competências interpessoais de cada membro com os critérios: qualidade do trabalho executado, suas contribuições (propostas de atuação e atividades para o grupo), colaborações (apoio ao esforço coletivo), gestão do tempo (atividades coletivas), esforço (dedicação à atividade coletiva) e solução de problemas. \r\n
      Conclusão: Neste estudo abordamos os efeitos que possam ter posições em avaliação educacional por professores e alunos. Este último, a partir de duas perspectivas: Avaliando eles próprios ou seus pares, assim, um pouco da prática-avaliação. Diante de todo o exposto, fica claro a importância da avaliação no contexto das práticas educacionais, posto que o presente estudo não almejou encerrar uma discussão acerca da literatura científica, mas despertar para a necessidade de maiores estudos sobre avaliações no ensino superior.
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      Metodologia: Buscando identificar e compreender o que e como cada membro sabia fazer com os conhecimentos prévios adquiridos e o que ainda precisava desenvolver, o instrumento pautado nas competências conceituais, técnicas e interpessoais, para a avaliação desse semestre foi desenvolvida em julho de 2016, para a autoavaliação do desempenho de 20 membros (coordenadores, mentores e extensionistas) do programa referente ao semestre letivo 2016.1 (março a julho), por uma equipe composta de 3 profissionais e 2 alunos atuantes no PROSA.O formulário consistiu em duas categorias de atuação do PROSA: atividades educativas e trabalho em equipe, que foram considerados para análise em escala de níveis: muito competente/competente/aceitável e não aceitável. \r\n
      Resultados: Elaborou-se uma matriz que será subsídio para a autoavaliação de desempenho baseada por competências. Tal matriz é dividida em duas categorias: Atividades Educativas e Trabalho em Equipe. A categoria Atividades Educativas estava relacionada às competências conceituais e técnicas. As competências conceituais consideraram 4 critérios: conteúdo, duração, material preparação dos recursos que seriam utilizados para as atividades, vocabulário (adequação para o público e tema proposto). As competências técnicas foram avaliadas em 5 critérios: fala em público (pronunciação), volume de voz audível, postura corporal e visual, concentração na execução da atividade e entusiasmo no desenvolvimento das atividades. A categoria Trabalho em Equipe referiu-se às competências interpessoais de cada membro com os critérios: qualidade do trabalho executado, suas contribuições (propostas de atuação e atividades para o grupo), colaborações (apoio ao esforço coletivo), gestão do tempo (atividades coletivas), esforço (dedicação à atividade coletiva) e solução de problemas. \r\n
      Conclusão: Neste estudo abordamos os efeitos que possam ter posições em avaliação educacional por professores e alunos. Este último, a partir de duas perspectivas: Avaliando eles próprios ou seus pares, assim, um pouco da prática-avaliação. Diante de todo o exposto, fica claro a importância da avaliação no contexto das práticas educacionais, posto que o presente estudo não almejou encerrar uma discussão acerca da literatura científica, mas despertar para a necessidade de maiores estudos sobre avaliações no ensino superior.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Introdução: Avaliar o desempenho acadêmico não pode ter resultados em si, é preciso oferecer reflexões e tomada de decisões que gerem melhorias na qualidade das atividades educacionais. O Programa de Promoção da Saúde (PROSA) é um programa de extensão vinculado ao curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará(UFC) atuante desde 2010 na elaboração e execução de atividades de promoção da saúde destinada ao público em situação de vulnerabilidade da cidade de Fortaleza/CE. Para avaliar o desempenho de modo individual dos integrantes, uma autoavaliação é realizada semestralmente por todos. As rubricas possibilitam avaliar a qualidade das contribuições dos alunos e os orientam no seu desempenho ao indicar especificamente os fatores que serão avaliados. Objetivo: Relatar a experiência da elaboração de uma matriz de autoavaliação de desempenho por competências para ser utilizada como método autoavaliativo semestral entre os membros de um programa de extensão da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Buscando identificar e compreender o que e como cada membro sabia fazer com os conhecimentos prévios adquiridos e o que ainda precisava desenvolver, o instrumento pautado nas competências conceituais, técnicas e interpessoais, para a avaliação desse semestre foi desenvolvida em julho de 2016, para a autoavaliação do desempenho de 20 membros (coordenadores, mentores e extensionistas) do programa referente ao semestre letivo 2016.1 (março a julho), por uma equipe composta de 3 profissionais e 2 alunos atuantes no PROSA.O formulário consistiu em duas categorias de atuação do PROSA: atividades educativas e trabalho em equipe, que foram considerados para análise em escala de níveis: muito competente/competente/aceitável e não aceitável. Resultados: Elaborou-se uma matriz que será subsídio para a autoavaliação de desempenho baseada por competências. Tal matriz é dividida em duas categorias: Atividades Educativas e Trabalho em Equipe. A categoria Atividades Educativas estava relacionada às competências conceituais e técnicas. As competências conceituais consideraram 4 critérios: conteúdo, duração, material preparação dos recursos que seriam utilizados para as atividades, vocabulário (adequação para o público e tema proposto). As competências técnicas foram avaliadas em 5 critérios: fala em público (pronunciação), volume de voz audível, postura corporal e visual, concentração na execução da atividade e entusiasmo no desenvolvimento das atividades. A categoria Trabalho em Equipe referiu-se às competências interpessoais de cada membro com os critérios: qualidade do trabalho executado, suas contribuições (propostas de atuação e atividades para o grupo), colaborações (apoio ao esforço coletivo), gestão do tempo (atividades coletivas), esforço (dedicação à atividade coletiva) e solução de problemas. Conclusão: Neste estudo abordamos os efeitos que possam ter posições em avaliação educacional por professores e alunos. Este último, a partir de duas perspectivas: Avaliando eles próprios ou seus pares, assim, um pouco da prática-avaliação. Diante de todo o exposto, fica claro a importância da avaliação no contexto das práticas educacionais, posto que o presente estudo não almejou encerrar uma discussão acerca da literatura científica, mas despertar para a necessidade de maiores estudos sobre avaliações no ensino superior.

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