O intuito deste trabalho é desenvolver um túnel de vento que possa ser reproduzido para equipar os laboratórios de Física no Ensino Médio e no Ensino Superior. Este aparato experimental é muito útil para observar os fenômenos aerodinâmicos no ensino da Física: os efeitos da equação de Bernoulli, mais especificamente a equação de Navier-Stokes. Trata-se de um tema bastante presente e estudado exaustivamente em hidrodinâmica na Engenharia, mas rapidamente abordado em Física. O túnel de vento tem como um de seus objetivos simular os efeitos do fluido ao redor ou sobre objetos aerodinâmicos. O aparato experimental em desenvolvimento tem custo reduzido e grau médio de complexidade na montagem, podendo ser aplicado no Ensino Médio e Superior. O experimento que foi proposto neste trabalho tem como umas das fundamentações o uso da experimentação e recurso didático para romper e diluir cada vez mais o ensino tradicional.Este projeto tem como parte fundamental, mostrar aos estudanteso comportamento de um fluido escoando em regime laminar e observar como as linhas de corrente se comportam ao contornar o objeto bem como medir a pressão associada a velocidade do fluido verificando como interfere nas forças de sustentação.O aluno deve ser protagonista da aprendizagem. A construção de experimentos por parte do aluno tem por objetivo propiciar que os alunos participem da construção do conhecimento.Este trabalho pode ser aplicado nas séries do ensino médio e em cursos graduação, como: física e engenharia. Este trabalho faz parte do projeto de mestrado realizado na Universidade Federal de Pernambuco – CAA em parceria com a Universidade Federal da Paraíba.