Artigo Anais II CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O CAP E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: CONTRIBUINDO PARA ACESSIBILIDADE AO CURRÍCULO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 15 de novembro de 2016

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar como ocorre a formação continuada para os professores do Ensino Regular, na área da Deficiência Visual pelo Centro de Apoio Pedagógico à Pessoa com Deficiência Visual – CAP/AP – , órgão público estadual, colaborando na mudança da concepção destes sobre a aprendizagem do aluno com deficiência visual, público alvo da Educação Especial na área de Deficiência visual, e suas práticas pedagógicas. Cursos gratuitos são oferecidos em diferentes modalidades durante todo o ano no turno diurno. As vagas remanescentes são destinadas a acadêmicos e comunidade, totalizando 3.601 (três mil seiscentos e um) concluintes entre os anos de 2003 e o primeiro semestre de 2016. Os professores que procuram os cursos do Centro precisam de formação específica na área da deficiência visual, nas disciplinas de Braille. Soroban, Áudio-descrição, Orientação e Mobilidade, Construção e Adaptação de Recursos Didáticos entre outros, como forma de compreender as dificuldades enfrentadas principalmente no processo de ensino aprendizagem do aluno com deficiência visual nas escolas onde estão lotados, tanto quanto entender o cotidiano desses alunos. Cumprindo sua função quanto à formação continuada, o CAP/AP, por meio de sua equipe de formação, desenvolve também palestras e oficinas nas escolas.

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