Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A IDENTIDADE FEMININA NO CONTO “ENTRE A ESPADA E A ROSA”: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: IDENTIDADE FEMININA, LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Comunicação Oral (CO) GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O texto literário é um manancial de sentidos. Tendo em si reflexos do ser humano em sua escala subjetiva e/ou social, possibilita constantes diálogos com o homem de ontem e o de agora. Por isso, tem papel humanizador e, se utilizado em uma prática significativa, pode ser estimulante para o estudo da língua e, sobretudo, para a reflexão de temáticas caras à sociedade contemporânea, como as relações de gênero. Nessa perspectiva, discutir o papel da mulher e a valorização de seus espaços é pertinente no contexto atual. Para tanto, as escolas devem oportunizar tal discussão e o texto literário pode ser precioso nesse sentido, não como pretexto, mas como elemento motivador pela qualidade e pelos sentidos que possa suscitar. Tomando como base reflexões propostas por Colomer (2009), Bordini e Aguiar (1993) e Rouxel (2013), este artigo apresenta uma proposta de trabalho para o 9º ano do ensino fundamental II, objetivando a reflexão acerca do empoderamento feminino problematizado no texto literário. Trata-se de uma atividade de leitura sobre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti, em diálogo com contos fada clássicos. Como metodologia, foi escolhida a sequência didática básica (técnica de oficina), baseada nos estudos do letramento literário de Rildo Cosson (2007). Espera-se, com essa atividade, suscitar na sala de aula a percepção do aluno sobre a inversão do perfil feminino típico dos contos de fada, a partir dos elementos metafóricos presentes na narrativa e o debate sobre as relações entre a ficção e a realidade.

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