Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA EM DIÁLOGO COM A MATEMÁTICA: PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO ROMANCE

Palavra-chaves: LEITURA DE ROMANCE, CONEXÕES LÓGICO-SIMBÓLICAS, DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR Comunicação Oral (CO) GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25865
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "A LITERATURA EM DIÁLOGO COM A MATEMÁTICA: PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO ROMANCE"
    "resumo" => "Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática são vistos tradicionalmente como duas áreas oponentes. As práticas de sala de aula têm reforçado essa premissa, os educadores e/ou os planejamentos pedagógicos escolares, dificilmente, oportunizam uma aproximação entre os referidos campos do saber de maneira intencional. Para desmistificar essa concepção errônea que o presente trabalho objetiva aliar à interdisciplinaridade a leitura literária, tendo como fio condutor à matemática, motivando o (a) educando (a) a desenvolver o raciocínio lógico e apreensão da linguagem matemática a partir da leitura de obras literárias, em especial o gênero romance. Como aporte teórico, citamos os estudos de Pinheiro (2007), Colomer (2007) e Pètit (2008), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2006). Ao conceber a Literatura e a Matemática como duas áreas fundamentais para a formação humana, social e intelectual o trabalho ora proposto sugere atividades lúdicas em sala de aula do ensino básico, amparada pela possibilidade de exploração de narrativas que estabelecem conexões lógico-simbólicas entre ambos os componentes. Para tanto, apresentamos uma proposta de leitura com os romances Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato e O homem que calculava, de Maba Tahan, pautada numa metodologia mais dialógica, que possibilite várias experiências de leitura literária e, sobretudo, que evidencie a importância do ato da leitura na construção de uma aprendizagem significativa, tendo as narrativas que apresentam um enfoque matemático como fator motivacional para Educação Matemática e Literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES"
    "palavra_chave" => "LEITURA DE ROMANCE, CONEXÕES LÓGICO-SIMBÓLICAS, DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA4_ID261_17072016122745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25865
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 117
    "inscrito_id" => 261
    "titulo" => "A LITERATURA EM DIÁLOGO COM A MATEMÁTICA: PROPOSTA DE LEITURA A PARTIR DO GÊNERO ROMANCE"
    "resumo" => "Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática são vistos tradicionalmente como duas áreas oponentes. As práticas de sala de aula têm reforçado essa premissa, os educadores e/ou os planejamentos pedagógicos escolares, dificilmente, oportunizam uma aproximação entre os referidos campos do saber de maneira intencional. Para desmistificar essa concepção errônea que o presente trabalho objetiva aliar à interdisciplinaridade a leitura literária, tendo como fio condutor à matemática, motivando o (a) educando (a) a desenvolver o raciocínio lógico e apreensão da linguagem matemática a partir da leitura de obras literárias, em especial o gênero romance. Como aporte teórico, citamos os estudos de Pinheiro (2007), Colomer (2007) e Pètit (2008), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2006). Ao conceber a Literatura e a Matemática como duas áreas fundamentais para a formação humana, social e intelectual o trabalho ora proposto sugere atividades lúdicas em sala de aula do ensino básico, amparada pela possibilidade de exploração de narrativas que estabelecem conexões lógico-simbólicas entre ambos os componentes. Para tanto, apresentamos uma proposta de leitura com os romances Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato e O homem que calculava, de Maba Tahan, pautada numa metodologia mais dialógica, que possibilite várias experiências de leitura literária e, sobretudo, que evidencie a importância do ato da leitura na construção de uma aprendizagem significativa, tendo as narrativas que apresentam um enfoque matemático como fator motivacional para Educação Matemática e Literária."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04: LEITURA ROMANCE COM/PARA JOVENS LEITORES"
    "palavra_chave" => "LEITURA DE ROMANCE, CONEXÕES LÓGICO-SIMBÓLICAS, DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA4_ID261_17072016122745.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:11"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRÍCIA DE FARIAS SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA SOUSA"
    "autor_email" => "paty_fariassousa@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Os componentes de Língua Portuguesa e Matemática são vistos tradicionalmente como duas áreas oponentes. As práticas de sala de aula têm reforçado essa premissa, os educadores e/ou os planejamentos pedagógicos escolares, dificilmente, oportunizam uma aproximação entre os referidos campos do saber de maneira intencional. Para desmistificar essa concepção errônea que o presente trabalho objetiva aliar à interdisciplinaridade a leitura literária, tendo como fio condutor à matemática, motivando o (a) educando (a) a desenvolver o raciocínio lógico e apreensão da linguagem matemática a partir da leitura de obras literárias, em especial o gênero romance. Como aporte teórico, citamos os estudos de Pinheiro (2007), Colomer (2007) e Pètit (2008), Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (2006). Ao conceber a Literatura e a Matemática como duas áreas fundamentais para a formação humana, social e intelectual o trabalho ora proposto sugere atividades lúdicas em sala de aula do ensino básico, amparada pela possibilidade de exploração de narrativas que estabelecem conexões lógico-simbólicas entre ambos os componentes. Para tanto, apresentamos uma proposta de leitura com os romances Aritmética da Emília, de Monteiro Lobato e O homem que calculava, de Maba Tahan, pautada numa metodologia mais dialógica, que possibilite várias experiências de leitura literária e, sobretudo, que evidencie a importância do ato da leitura na construção de uma aprendizagem significativa, tendo as narrativas que apresentam um enfoque matemático como fator motivacional para Educação Matemática e Literária.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.