Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA

Palavra-chaves: POEMA, DIDATIZAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO Comunicação Oral (CO) GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25908
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POEMA, DIDATIZAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID446_29062016105619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE BAZARIM"
    "autor_nome_curto" => "MILENE BAZARIM"
    "autor_email" => "milene_bazarim@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25908
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 74
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "AS INFLUÊNCIAS DOS MUNDOS DE LETRAMENTO DE UMA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) NA DIDATIZAÇÃO DO GÊNERO POEMA"
    "resumo" => "Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: LITERATURAS EM AULAS DE LÍNGUAS MATERNA E ESTRANGEIRAS: REFLEXÕES, PERSPECTIVAS E PROPOSTAS"
    "palavra_chave" => "POEMA, DIDATIZAÇÃO, LETRAMENTO LITERÁRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA11_ID446_29062016105619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENE BAZARIM"
    "autor_nome_curto" => "MILENE BAZARIM"
    "autor_email" => "milene_bazarim@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Neste trabalho, apresento os resultados da análise de documentos e depoimentos que remetem a eventos de letramento em que há leitura e produção do gênero poema dos quais participou uma professora de LP dos 11 aos 35 anos, bem como as possíveis influências desses eventos no seu processo de didatização desse gênero. O corpus analisado é constituído por textos de diferentes gêneros que contemplam a escrita dessa professora de 1990 a 2015 e 04 relatos reflexivos orais coletados/gerados de 2004 a 2010. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza elementos do estudo de caso, da etnografia e da pesquisa ação. Informa esta pesquisa, entre outras, a concepção de linguagem e de gênero bakhtinianas; de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita; de letramento literário de Cosson (2006); de saberes docentes de Tardif (2010) e de mobilização de saberes no processo de didatização de Rafael (2001, 2002). Os resultados apontam que, em seu processo de didatização do gênero, a professora de LP não reproduz as práticas que vivenciou na escola enquanto aluna, as quais enfatizavam a análise de aspectos da estrutura composicional do poema, e se solidariza a práticas de leitura e escrita do gênero vivenciadas fora do contexto escolar e aos discursos sobre ensino de leitura e escrita que circularam nos espaços de formação de professores a partir da década de 1990.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.