Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DIGITAL, BLOGS, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25914
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG.  É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, BLOGS, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID268_24072016141629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "BERENICE "
    "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25914
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 268
    "titulo" => "BLOGS: CONSTRUÇÃO, PARTILHAMENTO E REFLEXÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA COM POEMAS"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG.  É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-01: POESIA INFANTIL, JUVENIL E ENSINO"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, BLOGS, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA1_ID268_24072016141629.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BERENICE DA SILVA JUSTINO"
    "autor_nome_curto" => "BERENICE "
    "autor_email" => "berenicejustino@yahoo.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Este trabalho é um recorte da minha dissertação “Da sala de aula ao blog: caminhos para a leitura de poemas” defendida em 2012 pelo Posle UFCG. É uma experiência de leitura de poemas em blogs. Discutimos questões sobre leitura, letramento digital e literário no contexto das tecnologias, refletindo sobre a relação entre o suporte eletrônico e a literatura. Objetivamos responder ao seguinte questionamento: “Quais as práticas de leitura literária dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da escola pública no contexto digital?”. Temos como objetivo geral investigar contribuições do suporte eletrônico para a leitura literária de poemas e para a formação de leitores e os específicos em descrever e observar o modo esses alunos interagem no suporte digital a partir dos blogs. Utilizamos como coleta de dados um questionário semi-estruturado e o próprio blog criado p análise da interação dos alunos. Essa experiência nos revelou a falta de letramento digital desses adolescentes frente ao suporte eletrônico, como também, o distanciamento com o texto literário. Como referenciais teóricos, apoiamo-nos em Martins (l982), Soares (2002/ 2003/ 2004), Cosson (2006), que abordam questões voltadas para letramento, letramento digital e o letramento literário; Assumpção (2008), Freitas (2003) Lévy (2004/2010) e Martins (2006), voltados para a tecnologia digital e a relação da leitura literária no suporte digital; Candido (1995), Jouve (2002), sobre leitura e a literatura;

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • iziroxutus

    <a href=http://slkjfdf.net/>Ezevad</a> <a href="http://slkjfdf.net/">Iretaho</a> iap.pike.editorarealize.com.br.skv.jy http://slkjfdf.net/

    03/06/2023 03:50:39
  • agusotakeag

    <a href=http://slkjfdf.net/>Uvegezumu</a> <a href="http://slkjfdf.net/">Iquhjut</a> dpx.duub.editorarealize.com.br.qgu.vj http://slkjfdf.net/

    03/06/2023 03:23:33
  • izebofaw

    <a href=http://slkjfdf.net/>Jevosovun</a> <a href="http://slkjfdf.net/">Opelahab</a> vmc.fdby.editorarealize.com.br.bst.bt http://slkjfdf.net/

    02/06/2023 21:14:03

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.