Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

COMUNICAÇÃO VISUAL NO LIVRO INFANTIL - ANÁLISE INTERPRETATIVA DE “SETE PATINHOS NA LAGOA”.

Palavra-chaves: LIVRO ILUSTRADO, NARRATIVA VISUAL, SETE PATINHOS NA LAGOA Comunicação Oral (CO) GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25924
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO VISUAL NO LIVRO INFANTIL - ANÁLISE INTERPRETATIVA DE “SETE PATINHOS NA LAGOA”."
    "resumo" => "O presente trabalho se propõe a fazer um estudo da comunicação visual no livro infantil, através de uma análise interpretativa das imagens na obra Sete Patinhos na Lagoa (2013), autoria de Caio Riter e ilustrações de Laurent Cardon. Para isso, utiliza-se dos conceitos de Semiótica e Gestalt, norteados pela ótica do design da informação, área de estudo do design gráfico que busca encontrar as melhores soluções para comunicar, seja por meio de texto ou imagens, considerando as particularidades do receptor. O livro escolhido foi vencedor da categoria Criança na premiação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2014 e é caracterizado como livro ilustrado. A premiação acontece no país deste 1975 e configura-se como a única com quase 20 categorias voltadas exclusivamente para o livro infanto-juvenil. Suas listas com os vencedores saem anualmente e tornaram-se um importante documento da produção literária nacional ao longo dos anos. Este artigo vem a ser um recorte da pesquisa de mestrado da autora, cujo corpus são os livros ilustrados vencedores da categoria mencionada nas quatro primeiras décadas de premiação. Neste artigo, abordaremos a dinâmica entre texto e imagem na obra escolhida, com o objetivo de compreender a comunicação visual adotada e as soluções encontradas para narrar a história. A partir de um mergulho na leitura de imagens, nos traços, cores, linhas e recursos utilizados pelo ilustrador, busca-se compreender as mensagens e significados trazidos pela narrativa visual da obra escolhida para o pequeno leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, NARRATIVA VISUAL, SETE PATINHOS NA LAGOA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID190_18072016131233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANÁLIA ADRIANA"
    "autor_email" => "analiadriana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25924
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 190
    "titulo" => "COMUNICAÇÃO VISUAL NO LIVRO INFANTIL - ANÁLISE INTERPRETATIVA DE “SETE PATINHOS NA LAGOA”."
    "resumo" => "O presente trabalho se propõe a fazer um estudo da comunicação visual no livro infantil, através de uma análise interpretativa das imagens na obra Sete Patinhos na Lagoa (2013), autoria de Caio Riter e ilustrações de Laurent Cardon. Para isso, utiliza-se dos conceitos de Semiótica e Gestalt, norteados pela ótica do design da informação, área de estudo do design gráfico que busca encontrar as melhores soluções para comunicar, seja por meio de texto ou imagens, considerando as particularidades do receptor. O livro escolhido foi vencedor da categoria Criança na premiação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2014 e é caracterizado como livro ilustrado. A premiação acontece no país deste 1975 e configura-se como a única com quase 20 categorias voltadas exclusivamente para o livro infanto-juvenil. Suas listas com os vencedores saem anualmente e tornaram-se um importante documento da produção literária nacional ao longo dos anos. Este artigo vem a ser um recorte da pesquisa de mestrado da autora, cujo corpus são os livros ilustrados vencedores da categoria mencionada nas quatro primeiras décadas de premiação. Neste artigo, abordaremos a dinâmica entre texto e imagem na obra escolhida, com o objetivo de compreender a comunicação visual adotada e as soluções encontradas para narrar a história. A partir de um mergulho na leitura de imagens, nos traços, cores, linhas e recursos utilizados pelo ilustrador, busca-se compreender as mensagens e significados trazidos pela narrativa visual da obra escolhida para o pequeno leitor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LIVRO ILUSTRADO, NARRATIVA VISUAL, SETE PATINHOS NA LAGOA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID190_18072016131233.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANÁLIA ADRIANA DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANÁLIA ADRIANA"
    "autor_email" => "analiadriana@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O presente trabalho se propõe a fazer um estudo da comunicação visual no livro infantil, através de uma análise interpretativa das imagens na obra Sete Patinhos na Lagoa (2013), autoria de Caio Riter e ilustrações de Laurent Cardon. Para isso, utiliza-se dos conceitos de Semiótica e Gestalt, norteados pela ótica do design da informação, área de estudo do design gráfico que busca encontrar as melhores soluções para comunicar, seja por meio de texto ou imagens, considerando as particularidades do receptor. O livro escolhido foi vencedor da categoria Criança na premiação da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2014 e é caracterizado como livro ilustrado. A premiação acontece no país deste 1975 e configura-se como a única com quase 20 categorias voltadas exclusivamente para o livro infanto-juvenil. Suas listas com os vencedores saem anualmente e tornaram-se um importante documento da produção literária nacional ao longo dos anos. Este artigo vem a ser um recorte da pesquisa de mestrado da autora, cujo corpus são os livros ilustrados vencedores da categoria mencionada nas quatro primeiras décadas de premiação. Neste artigo, abordaremos a dinâmica entre texto e imagem na obra escolhida, com o objetivo de compreender a comunicação visual adotada e as soluções encontradas para narrar a história. A partir de um mergulho na leitura de imagens, nos traços, cores, linhas e recursos utilizados pelo ilustrador, busca-se compreender as mensagens e significados trazidos pela narrativa visual da obra escolhida para o pequeno leitor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.