Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A REPRESENTATIVIDADE DA CRIANÇA SURDA EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS): UM ESTUDO SOBRE O PERSONAGEM ‘‘HUMBERTO’’ DA TURMA DA MÔNICA

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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Pensando na importância da Literatura Infantil na formação social da criança buscamos, com o presente trabalho, analisar de que forma a criança surda é representada no gênero História em Quadrinhos (HQs). Dessa forma, a fim de compor o corpus do presente trabalho foram selecionados alguns exemplares da Turma da Mônica nos quais encontramos o personagem ‘‘Humberto’’. Este, por sua vez, se constitui enquanto um menino surdo que, no decorrer do tempo, começa a se comunicar através da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Assim, a partir dessa análise, podemos observar como a literatura, em especial a infantil, através da HQ, que é um gênero que suscita grande curiosidade e interesse de leitura por associar palavras e imagens entre si, trata a questão da criança surda em suas narrativas. Fundamentamos-nos para refletir sobre HQs em Amarilha (2013) e Silvério e Rezende (2012). No que se refere aos aspectos específicos do mundo dos surdos: língua, cultura e identidade surda, dialogaremos principalmente com Goldfeld (2002) e Strobel (2009).

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