Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA Comunicação Oral (CO) GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26022
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 852
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS"
    "resumo" => "Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID852_21072016090438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL MARINHO"
    "autor_email" => "isabel.marinho@ymail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26022
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 162
    "inscrito_id" => 852
    "titulo" => "LITERATURA INFANTIL E ILUSTRAÇÃO: A MULTIPLICIDADE DE LEITURAS ATRAVÉS DOS LIVROS DE IMAGENS"
    "resumo" => "Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-08: LITERATURA INFANTO-JUVENIL E ILUSTRAÇÃO"
    "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, ILUSTRAÇÕES, ESTRATÉGIAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA8_ID852_21072016090438.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABEL MARINHO DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL MARINHO"
    "autor_email" => "isabel.marinho@ymail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Durante um longo período da história da literatura infantil, as ilustrações foram tratadas pelos professores como um adereço de exemplificação do texto escrito. Nos últimos anos, um novo olhar passou a voltar-se para o texto literário ilustrado, passando a ser entendido como importante elemento para o processo de aprendizagem dos pequenos leitores, inclusive, apresentando aos professores inúmeras possibilidades de ensino através de (re)leituras que não se limitam ao processo de decodificação do texto. Dessa forma, reconhecemos a importância da presença do texto visual em sala de aula, mas entendemos que para que essa literatura se consolide entre os anos iniciais, do ensino fundamental, é imprescindível que os professores, mediadores da leitura, compreendam a função dessa literatura, bem como suas contribuições para o processo de formação leitora de seus alunos. É sob essa perspectiva que o trabalho objetiva apresentar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo Prolicen intitulado “Universidade e Escola: Literatura nas aulas de língua portuguesa? Onde está o texto literário no ensino fundamental?”, o qual através da realização de oficinas com os professores da escola Dr. José Maria no município de Pilar/PB, buscou apresentar sugestões de práticas metodológicas que visaram contribuir para a propagação da leitura do texto visual em sala de aula, particularmente das obras literária de Eva Furnari. É sob esse olhar, que propomos realizar discussões e reflexões sobre o espaço da literatura infantil em sala de aula. Para tanto, buscamos um suporte teórico através das leituras de Zilberman (1987); Camargo (1995); Faria (2004) e Ramos (2011).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.