Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO

Palavra-chaves: PRINCESAS, IDENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26100
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA A OBRA OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS, DA AUTORA KIUSAM DE OLIVEIRA, QUE MOSTRA A TRADIÇÃO DOS MITOS AFRICANOS DIVULGADOS EM COMUNIDADE KETU, POUCO CONHECIDO PELO PÚBLICO EM GERAL. O DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA SE DÁ ATRAVÉS DAS AVENTURAS VIVIDAS POR SEIS PRINCESAS DE BELEZAS EXÓTICAS E ENCANTADORAS, QUE EXPRESSAM UM CONCEITO SINGULAR DE CORPO E IDENTIDADE FEMININA, AS QUAIS PODEM REPRESENTAR NÃO SÓ A MULHER NEGRA, MAS TODO UM PÚBLICO FEMININO EM GERAL. CIENTE DA RELEVÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM PRINCESA PARA A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS LEITORES, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELACIONAR AS PRINCESAS CLÁSSICAS DE MATRIZES EUROPEIAS COM AS PRINCESAS AFRO-CONTEMPORÂNEAS, E IDENTIFICAR OS ASPECTOS SEMELHANTES E DIVERGENTES VINCULADOS À ESSAS REPRESENTAÇÕES, POSSIBILITANDO DESSE MODO, REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO - CULTURAL E O ENSINO LITERÁRIO. NOS MODELOS ANALISADOS PERCEBEMOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS DISTINTOS, QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTITUIÇÃO (POSITIVA OU NEGATIVA) DA PERSONAGEM PRINCESA, DAÍ EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO REFLEXIVO PARA A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA E CONCEITUAL DE “EMPODERAMENTO” FEMININO, OU SEJA, O RECONHECIMENTO DO REAL VALOR DA MULHER NA SOCIEDADE. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS UTILIZAMOS COMO SUPORTE TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE DORIA (2008); OLIVEIRA (2009) E KHÉDE (1990)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA"
    "palavra_chave" => "PRINCESAS, IDENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID819_20072016160018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALBENIZE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALBENIZE"
    "autor_email" => "albenizesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26100
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 149
    "inscrito_id" => 819
    "titulo" => "PRINCESAS NEGRAS NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL: IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ANALISA A OBRA OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS, DA AUTORA KIUSAM DE OLIVEIRA, QUE MOSTRA A TRADIÇÃO DOS MITOS AFRICANOS DIVULGADOS EM COMUNIDADE KETU, POUCO CONHECIDO PELO PÚBLICO EM GERAL. O DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA SE DÁ ATRAVÉS DAS AVENTURAS VIVIDAS POR SEIS PRINCESAS DE BELEZAS EXÓTICAS E ENCANTADORAS, QUE EXPRESSAM UM CONCEITO SINGULAR DE CORPO E IDENTIDADE FEMININA, AS QUAIS PODEM REPRESENTAR NÃO SÓ A MULHER NEGRA, MAS TODO UM PÚBLICO FEMININO EM GERAL. CIENTE DA RELEVÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM PRINCESA PARA A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS LEITORES, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELACIONAR AS PRINCESAS CLÁSSICAS DE MATRIZES EUROPEIAS COM AS PRINCESAS AFRO-CONTEMPORÂNEAS, E IDENTIFICAR OS ASPECTOS SEMELHANTES E DIVERGENTES VINCULADOS À ESSAS REPRESENTAÇÕES, POSSIBILITANDO DESSE MODO, REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO - CULTURAL E O ENSINO LITERÁRIO. NOS MODELOS ANALISADOS PERCEBEMOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS DISTINTOS, QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTITUIÇÃO (POSITIVA OU NEGATIVA) DA PERSONAGEM PRINCESA, DAÍ EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO REFLEXIVO PARA A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA E CONCEITUAL DE “EMPODERAMENTO” FEMININO, OU SEJA, O RECONHECIMENTO DO REAL VALOR DA MULHER NA SOCIEDADE. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS UTILIZAMOS COMO SUPORTE TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE DORIA (2008); OLIVEIRA (2009) E KHÉDE (1990)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-07: LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA NEGRA"
    "palavra_chave" => "PRINCESAS, IDENTIDADE, REPRESENTAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA7_ID819_20072016160018.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ALBENIZE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA ALBENIZE"
    "autor_email" => "albenizesoares@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ANALISA A OBRA OMO-OBA: HISTÓRIAS DE PRINCESAS, DA AUTORA KIUSAM DE OLIVEIRA, QUE MOSTRA A TRADIÇÃO DOS MITOS AFRICANOS DIVULGADOS EM COMUNIDADE KETU, POUCO CONHECIDO PELO PÚBLICO EM GERAL. O DESENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA SE DÁ ATRAVÉS DAS AVENTURAS VIVIDAS POR SEIS PRINCESAS DE BELEZAS EXÓTICAS E ENCANTADORAS, QUE EXPRESSAM UM CONCEITO SINGULAR DE CORPO E IDENTIDADE FEMININA, AS QUAIS PODEM REPRESENTAR NÃO SÓ A MULHER NEGRA, MAS TODO UM PÚBLICO FEMININO EM GERAL. CIENTE DA RELEVÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM PRINCESA PARA A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS LEITORES, NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELACIONAR AS PRINCESAS CLÁSSICAS DE MATRIZES EUROPEIAS COM AS PRINCESAS AFRO-CONTEMPORÂNEAS, E IDENTIFICAR OS ASPECTOS SEMELHANTES E DIVERGENTES VINCULADOS À ESSAS REPRESENTAÇÕES, POSSIBILITANDO DESSE MODO, REFLEXÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO - CULTURAL E O ENSINO LITERÁRIO. NOS MODELOS ANALISADOS PERCEBEMOS CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS DISTINTOS, QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NA CONSTITUIÇÃO (POSITIVA OU NEGATIVA) DA PERSONAGEM PRINCESA, DAÍ EVIDENCIA-SE A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO REFLEXIVO PARA A CONSTRUÇÃO INDENTITÁRIA E CONCEITUAL DE “EMPODERAMENTO” FEMININO, OU SEJA, O RECONHECIMENTO DO REAL VALOR DA MULHER NA SOCIEDADE. PARA ATINGIR TAIS OBJETIVOS UTILIZAMOS COMO SUPORTE TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE DORIA (2008); OLIVEIRA (2009) E KHÉDE (1990).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.