Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

REFLEXÕES SOBRE O USO DA LITERATURA INFANTIL NA PROBLEMATIZAÇÃO DE GÊNERO

Palavra-chaves: GÊNERO, EDUCAÇÃO, LITERATURA INFANTIL, SEXUALIDADE Pôster (PO) GT-15: LITERATURA E ESTUDOS DE GÊNERO: REFLEXÕES DE (E PARA) A SALA DE AULA
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      O trabalho, fruto de pesquisa bibliográfica, pretende fomentar as reflexões relativas às questões de gênero e sexualidade nas práticas escolares na Educação Básica, entendendo que a educação das crianças pode utilizar-se da literatura infanto-juvenil como um recurso pedagógico através do qual seja possível desmistificar as concepções historicamente construídas, tendo em consequencia o alcance de relações sociais de modo saudável, respeitoso, desde o âmbito escolar, para a construção de uma visão mais humana e igualitária das relações de gênero e das sexualidades.
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Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Partindo-se de uma compreensão socio-histórica, percebe-se que os sujeitos aprendem durante o processo de socialização, a interpretar padrões de comportamento socialmente estabelecidos, fortemente alicerçados em diferenças sexuais, que guardam em si significados culturais valorativos, levando-os a agir como menino ou menina. Estes podem acabar por legitimar preconceitos fundamentadores da normatividade heterossexual, resultando em rigidez de estereótipos de gênero e hierarquização das relações sociais formadoras de preconceitos. O trabalho, fruto de pesquisa bibliográfica, pretende fomentar as reflexões relativas às questões de gênero e sexualidade nas práticas escolares na Educação Básica, entendendo que a educação das crianças pode utilizar-se da literatura infanto-juvenil como um recurso pedagógico através do qual seja possível desmistificar as concepções historicamente construídas, tendo em consequencia o alcance de relações sociais de modo saudável, respeitoso, desde o âmbito escolar, para a construção de uma visão mais humana e igualitária das relações de gênero e das sexualidades.

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