Artigo Anais VI ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LITERATURA: O GÊNERO LITERÁRIO CONTO FANTÁSTICO NA SALA DE AULA

Palavra-chaves: LITERATURA E ENSINO, CONTOS FANTÁSTICOS, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES Comunicação Oral (CO) GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 25973
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 193
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LITERATURA: O GÊNERO LITERÁRIO CONTO FANTÁSTICO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho intitulado “O gênero literário conto fantástico na sala de aula” tem por objetivo geral relatar uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado em literatura no Ensino Fundamental. E, como objetivo específico, refletir sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, tendo em vista o seu uso inadequado, utilizado muitas vezes como pretexto para trabalhar exercícios de análise línguística e questões de compreensão e interpretação de texto. Questões essas, que não promovem uma reflexão, nem tão pouco desperta no aluno a criticidade. Nesse sentido, fundamentados em Cosson (2014), foi elaborada e desenvolvida no decorrer de dez aulas uma sequência didática básica, seguindo as etapas de: motivação para a leitura; introdução para a leitura; leitura propriamente dita do texto literário e interpretação do texto. A fim de promover aulas de literatura mais significativas, de modo a despertar no aluno o prazer e o gosto pelo texto literário, para que este se torne um leitor crítico e reflexivo perante o que lê. Portanto, ao chegarmos ao final da experiência vivenciada, constatamos alunos mais envolvidos e motivados com a leitura do texto literário, argumentando e refletindo sobre as múltiplas possibilidades de sentido presentes nos textos discutidos em sala de aula. \r\n
      Palavras-chave: Literatura e Ensino, Conto Fantástico, Leitura e Formação de leitores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, CONTOS FANTÁSTICOS, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID193_04072016131819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA SILVA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "SABRINA "
    "autor_email" => "sabrinasilvaferreira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 25973
    "edicao_id" => 53
    "trabalho_id" => 83
    "inscrito_id" => 193
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM LITERATURA: O GÊNERO LITERÁRIO CONTO FANTÁSTICO NA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho intitulado “O gênero literário conto fantástico na sala de aula” tem por objetivo geral relatar uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado em literatura no Ensino Fundamental. E, como objetivo específico, refletir sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, tendo em vista o seu uso inadequado, utilizado muitas vezes como pretexto para trabalhar exercícios de análise línguística e questões de compreensão e interpretação de texto. Questões essas, que não promovem uma reflexão, nem tão pouco desperta no aluno a criticidade. Nesse sentido, fundamentados em Cosson (2014), foi elaborada e desenvolvida no decorrer de dez aulas uma sequência didática básica, seguindo as etapas de: motivação para a leitura; introdução para a leitura; leitura propriamente dita do texto literário e interpretação do texto. A fim de promover aulas de literatura mais significativas, de modo a despertar no aluno o prazer e o gosto pelo texto literário, para que este se torne um leitor crítico e reflexivo perante o que lê. Portanto, ao chegarmos ao final da experiência vivenciada, constatamos alunos mais envolvidos e motivados com a leitura do texto literário, argumentando e refletindo sobre as múltiplas possibilidades de sentido presentes nos textos discutidos em sala de aula. \r\n
      Palavras-chave: Literatura e Ensino, Conto Fantástico, Leitura e Formação de leitores.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-02: O CONTO EM SALA DE AULA: METODOLOGIA E CRÍTICA"
    "palavra_chave" => "LITERATURA E ENSINO, CONTOS FANTÁSTICOS, LEITURA E FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA2_ID193_04072016131819.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SABRINA SILVA FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "SABRINA "
    "autor_email" => "sabrinasilvaferreira@hotm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016"
    "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 31 de agosto de 2016

Resumo

Resumo: O presente trabalho intitulado “O gênero literário conto fantástico na sala de aula” tem por objetivo geral relatar uma experiência vivenciada no âmbito do estágio supervisionado em literatura no Ensino Fundamental. E, como objetivo específico, refletir sobre a abordagem do texto literário em sala de aula, tendo em vista o seu uso inadequado, utilizado muitas vezes como pretexto para trabalhar exercícios de análise línguística e questões de compreensão e interpretação de texto. Questões essas, que não promovem uma reflexão, nem tão pouco desperta no aluno a criticidade. Nesse sentido, fundamentados em Cosson (2014), foi elaborada e desenvolvida no decorrer de dez aulas uma sequência didática básica, seguindo as etapas de: motivação para a leitura; introdução para a leitura; leitura propriamente dita do texto literário e interpretação do texto. A fim de promover aulas de literatura mais significativas, de modo a despertar no aluno o prazer e o gosto pelo texto literário, para que este se torne um leitor crítico e reflexivo perante o que lê. Portanto, ao chegarmos ao final da experiência vivenciada, constatamos alunos mais envolvidos e motivados com a leitura do texto literário, argumentando e refletindo sobre as múltiplas possibilidades de sentido presentes nos textos discutidos em sala de aula. Palavras-chave: Literatura e Ensino, Conto Fantástico, Leitura e Formação de leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.