Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA

Palavra-chaves: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades Comunicação Oral 11 - O TORNAR-SE, O SER E O VIVER DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 264
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA"
    "resumo" => "ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "11 - O TORNAR-SE, O SER E O VIVER DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "821fa74b50ba3f7cba1e6c53e8fa6845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLE"
    "autor_email" => "izabeller@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 264
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 455
    "titulo" => "A PESQUISA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO EFETIVA"
    "resumo" => "ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "11 - O TORNAR-SE, O SER E O VIVER DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "821fa74b50ba3f7cba1e6c53e8fa6845.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IZABELLE TRAJANO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "IZABELLE"
    "autor_email" => "izabeller@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.