ResumoO presente trabalho é fruto de discussões realizadas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) durante o primeiro semestre de 2011. As discussões apontam a necessidade da pesquisa para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da educação básica em aprender Geografia. Para esse fim, utilizaram-se os seguintes instrumentos de diagnóstico: um questionário aplicado com 36 alunos do 8º ano do ensino fundamental da EEEF de Aplicação, localizada no bairro Catolé, em Campina Grande-PB e a observação de seis aulas na referida turma. Dessa forma, foi possível perceber que para os alunos, a Geografia não é uma das mais empolgantes disciplinas escolares. Pode-se indicar a leitura de mapas como uma das dificuldades levantadas pelos alunos frente à Geografia, o que provavelmente contribui para uma imagem negativa desse componente na referida turma. O estágio supervisionado possibilita uma aproximação entre a universidade e a escola. Por isso, é imprescindível o contato entre o estagiário e a comunidade escolar para identificar os fatores internos e externos que influenciam o cotidiano dos alunos em sala de aula. A inserção da pesquisa no estágio é importante porque contribui para a formação do professor pesquisador, profissional preocupado em detectar os obstáculos do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a construção de cidadãos participativos na sociedade contemporânea.Palavras chave: Estágio Supervisionado, Geografia, Pesquisa, Dificuldades.