Este estudo se volta à prática pedagógica do professor do ensino fundamental, focalizando os discursos que são enunciados nas atividades docentes e como esses se encaminham na perspectiva da educação escolar, referindo-se a influência na aprendizagem dos educandos no processo de ensino. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, que faz parte das reflexões e estudos do pesquisador, que vem sendo desenvolvidos no Trabalho de Conclusão de Curso, na Licenciatura Plena em Pedagogia. Buscou-se referências em Boufleuer (2001), Cunha (2007), Giroux (1997) entre outros. Assim, questiona-se como o professor tem instituído o seu discurso na prática pedagógica em seus espaços de convivências sociais, além da escola, e como tem se alicerçado a prática do discurso, sobretudo, na sala de aula, tendo em vista que são situações diferentes, mas que ao mesmo tempo se complementam, os quais visam efetivar um ensino pautado na excelência da aprendizagem do educando? Diante desse pressuposto levanta-se, enquanto objetivo geral elucidar se o discurso do professor está articulado com a sua prática pedagógica cotidiana, mais especificamente compreender como o professor constrói o seu discurso na prática e os sentidos atribuídos a estes, distinguir o discurso da prática e a prática do discurso e como estes se projetam na educação escolar, bem como refletir sobre as transformações que os discursos do professor podem influenciar no processo ensino-aprendizagem. Evidenciam-se como resultados que os professores proferem discursos de variadas naturezas no âmbito escolar, os quais geram impactos na aprendizagem dos educandos, tanto pelo viés positivo, quanto negativo.