RESUMO- O presente trabalho tem como tema a relação professor e aluno no município de Sobral, o objetivo deste é identificar de que forma a relação entre professor e aluno pode influenciar diretamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dessas escolas públicas pesquisadas. Torna-se então significativo entender os equívocos e desafios deste relacionamento entre professor e aluno no modelo tradicional e no modelo atual, analisando se ainda há traços que marcam a educação tradicional, quais e o porquê desses traços ainda subsistirem. Como também explanar fatores que contribuam para a (in)disciplina dos alunos em sala de aula, a importância da afetividade para se obter uma boa relação e verificar de que modo os professores estão se comportando perante a intervenção da globalização na educação. Então, houve uma série de estudos com vários autores como Freire (1996), Tiba (1998), Libâneo (1991), Nóvoa (1997), Pino (1980), Saviani (2001) e por fim Vasconcelos (2003), iniciou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa através de questionários fechados e entrevistas com professores e alunos de 5º ano em duas escolas públicas do município de Sobral. Através da análise dos dados percebe-se que o professor nos dias atuais é pouco respeitado pelos alunos e pelo fato desse professores serem acostumados a idealizar uma sala de aula com alunos “comportados”, acabam por se alterarem e não sabem como controlar a situação, inconformados com o comportamento dos alunos. Porém, por mais que os alunos não demonstrem, eles entendem e são conscientes da importância do professor na formação deles.