SOARES, José Rômulo et al.. Filosofia, práxis e educação. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/315>. Acesso em: 31/10/2024 20:03
O trabalho discute as relações entre a filosofia e a educação, realçando as determinações entre prática e teoria, especialmente quanto à efetivação de uma práxis educativa transformadora. De caráter bibliográfico, a investigação em curso aborda relativamente à importância da filosofia para a educação, compreendendo-a como atividade para além da especulação, ou seja, como mediação para a transformação da escola e do mundo, na e pela práxis. Nesse sentido, apresenta a importância da abordagem práxica da filosofia, em contraposição a uma tradição filosófica especulativa e desligada da realidade social. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, mormente em Marx, Gramsci e Vázquez, toma a práxis como categoria central da filosofia e da educação, enfatizando a necessidade de refletir a práxis educativa como condição para a mudança da realidade humana. As conclusões provisórias indicam a necessidade da ênfase no trabalho com as relações complexas entre prática e teoria, das quais a categoria práxis contribui sobremaneira para seu entendimento.