Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: ESCOLA, METODOLOGIA, ALUNOS, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado a partir das observações e intervenções realizadas em duas instituições estaduais: o Colégio Adelmário Pinheiro e o Colégio Abdias Menezes realizados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, campus de Vitória da Conquista, BA e fazem parte da proposta de uma avaliação da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia. As observações e a intervenção em forma de stand com o tema saúde foram realizadas em outubro e novembro de 2014, e a partir destas foi possível vivenciarmos um pouco da realidade escolar, levando em consideração as relações interpessoais existentes entre aluno e aluno, aluno e professor, aluno e demais funcionários. Além disso, tivemos a oportunidade de adentrar em uma sala de aula com outros olhos, observando os alunos e as metodologias utilizadas pelos professores. Diante disso, pudemos refletir acerca das metodologias que os professores usam, uma vez que notamos que estes costumam utilizar de uma única metodologia para as diferentes turmas, quando se tratam das mesmas séries e dos mesmos conteúdos, no entanto as turmas são diferentes uma vez que os alunos também são diferentes entre si, possuem tanto personalidades diferenciadas quanto uma forma de aprendizado diferente de tal forma que vemos a necessidade de haver metodologias distintas, já que as turmas são diversas, e para isso deve levar em consideração os aspectos mencionados anteriormente. A intervenção por meio do stand foi muito gratificante, uma vez que ao tratarmos de algumas das doenças mais comuns na região contribuímos para o maior conhecimento destes temas aos alunos, como por exemplo, as causas, sintomas e tratamento, orientando assim na importância dos cuidados e prevenção. E além disso, ainda pudemos desmitificar que os alunos não têm interesse pelo que se é proposto, eles têm sim interesse para obter conhecimento e aprender sobre dado conteúdo, a partir do momento em que a forma como é dado saia da forma monótona e cansativa que muitos professores fazem, e se tornem aulas prazerosas, interessantes e divertidas, mas que ao mesmo tempo consiga fazer com que o aluno aprenda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, METODOLOGIA, ALUNOS, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1948_27092017153107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE FABRIELE ALVES FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ANNE FABRIELE"
    "autor_email" => "anyfabriele@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35492
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2915
    "inscrito_id" => 1948
    "titulo" => "A OBSERVAÇÃO DO COTIDIANO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho foi realizado a partir das observações e intervenções realizadas em duas instituições estaduais: o Colégio Adelmário Pinheiro e o Colégio Abdias Menezes realizados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, campus de Vitória da Conquista, BA e fazem parte da proposta de uma avaliação da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia. As observações e a intervenção em forma de stand com o tema saúde foram realizadas em outubro e novembro de 2014, e a partir destas foi possível vivenciarmos um pouco da realidade escolar, levando em consideração as relações interpessoais existentes entre aluno e aluno, aluno e professor, aluno e demais funcionários. Além disso, tivemos a oportunidade de adentrar em uma sala de aula com outros olhos, observando os alunos e as metodologias utilizadas pelos professores. Diante disso, pudemos refletir acerca das metodologias que os professores usam, uma vez que notamos que estes costumam utilizar de uma única metodologia para as diferentes turmas, quando se tratam das mesmas séries e dos mesmos conteúdos, no entanto as turmas são diferentes uma vez que os alunos também são diferentes entre si, possuem tanto personalidades diferenciadas quanto uma forma de aprendizado diferente de tal forma que vemos a necessidade de haver metodologias distintas, já que as turmas são diversas, e para isso deve levar em consideração os aspectos mencionados anteriormente. A intervenção por meio do stand foi muito gratificante, uma vez que ao tratarmos de algumas das doenças mais comuns na região contribuímos para o maior conhecimento destes temas aos alunos, como por exemplo, as causas, sintomas e tratamento, orientando assim na importância dos cuidados e prevenção. E além disso, ainda pudemos desmitificar que os alunos não têm interesse pelo que se é proposto, eles têm sim interesse para obter conhecimento e aprender sobre dado conteúdo, a partir do momento em que a forma como é dado saia da forma monótona e cansativa que muitos professores fazem, e se tornem aulas prazerosas, interessantes e divertidas, mas que ao mesmo tempo consiga fazer com que o aluno aprenda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESCOLA, METODOLOGIA, ALUNOS, FEIRA DE CIÊNCIAS, FEIRA DE CIÊNCIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID1948_27092017153107.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNE FABRIELE ALVES FERRAZ"
    "autor_nome_curto" => "ANNE FABRIELE"
    "autor_email" => "anyfabriele@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho foi realizado a partir das observações e intervenções realizadas em duas instituições estaduais: o Colégio Adelmário Pinheiro e o Colégio Abdias Menezes realizados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB, campus de Vitória da Conquista, BA e fazem parte da proposta de uma avaliação da disciplina Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia. As observações e a intervenção em forma de stand com o tema saúde foram realizadas em outubro e novembro de 2014, e a partir destas foi possível vivenciarmos um pouco da realidade escolar, levando em consideração as relações interpessoais existentes entre aluno e aluno, aluno e professor, aluno e demais funcionários. Além disso, tivemos a oportunidade de adentrar em uma sala de aula com outros olhos, observando os alunos e as metodologias utilizadas pelos professores. Diante disso, pudemos refletir acerca das metodologias que os professores usam, uma vez que notamos que estes costumam utilizar de uma única metodologia para as diferentes turmas, quando se tratam das mesmas séries e dos mesmos conteúdos, no entanto as turmas são diferentes uma vez que os alunos também são diferentes entre si, possuem tanto personalidades diferenciadas quanto uma forma de aprendizado diferente de tal forma que vemos a necessidade de haver metodologias distintas, já que as turmas são diversas, e para isso deve levar em consideração os aspectos mencionados anteriormente. A intervenção por meio do stand foi muito gratificante, uma vez que ao tratarmos de algumas das doenças mais comuns na região contribuímos para o maior conhecimento destes temas aos alunos, como por exemplo, as causas, sintomas e tratamento, orientando assim na importância dos cuidados e prevenção. E além disso, ainda pudemos desmitificar que os alunos não têm interesse pelo que se é proposto, eles têm sim interesse para obter conhecimento e aprender sobre dado conteúdo, a partir do momento em que a forma como é dado saia da forma monótona e cansativa que muitos professores fazem, e se tornem aulas prazerosas, interessantes e divertidas, mas que ao mesmo tempo consiga fazer com que o aluno aprenda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.