Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA MELHORIA DA COMPREENSÃO DO ENSINO EM MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: BIODIVERSIDADE MICROBIANA, ENSINO E APRENDIZAGEM, JOGO DE CARTAS, --, -- Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências

Resumo

A microbiologia é um dos ramos da biologia que envolve diferentes tipos de organismos como bactérias, fungos, protozoários, algas unicelulares e estruturas peculiares não formadas por células, como vírus, viróides e príons. Os microorganismos também conhecidos como micróbios, são organismos diminutos e incapazes de serem visualizados a olho nu; possuindo a capacidade de viver em locais onde as condições de vida são extremamente adversas, como: elevada salinidade, locais extremamente ácidos, pouca umidade, sem oxigênio, temperaturas muito elevadas ou muito baixas. Estas formas de vida foram as primeiras a surgir no planeta, a bilhões de anos antes de plantas e animais. No Brasil, a educação vem sofrendo constantemente com a falta de recursos e investimentos, que refletem diretamente na qualidade do ensino. Desta forma, novas metodologias vêm sendo desenvolvidas, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas. Tendo em vista as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem o objetivo deste trabalho foi desenvolver um jogo didático com regras claras, utilizando matérias de baixo custo para a melhoria do conhecimento sobre o Reino Monera e suas subdivisões: as cianobactérias, as arqueobactérias, bactérias patogênicas e não patogênicas com alguns dos principais representantes tornando conhecidas suas formas e características sem o uso de microscópios. O jogo que dispõe de 54 cartas que diferencia a diversidade dos micro-organismos e as suas principais características. Inicialmente foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos e ministrada uma aula sobre a biodiversidade microbiana, os discentes foram avaliados durante todo o processo e ao final submetidos a uma nova avaliação para fins de comprovação da fixação do conteúdo. Em corroboração com a literatura, a metodologia aplicada, mostrou aumento do interesse dos alunos e uma maior absorção do conteúdo exposto em aula, sendo concluído que o jogo de cartas aplicado, aumentou significativamente a fixação do tema em questão, contribuindo positivamente para o desenvolvimento cognitivo do corpo discente.

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