Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLARIZAÇÃO: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLA, CONTRIBUIÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36810
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2537
    "inscrito_id" => 6395
    "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Têm-se atribuído à educação de forma errônea, a função limitada de escolarização, que por sua vez compreende e se realiza em espaços de educação formal escolarizada. No que cerne a educação em seu sentido mais amplo, esta pode configurar-se como todas as ações e espaços que viabilizam a troca de saberes sejam quais forem, nesse sentido, não se pode delimitar o processo amplo e endossado que é a educação aos espaços e ações de educação escolarizadas, sem querer aqui desmerecer ou diminuir de qualquer forma os processos de educação formal, pelo contrário, propomos nesse texto estabelecer enquanto premissa uma conexão teórica entre escolarização e educação, e a partir deste compreender e socializar os processos que compõem e caracterizam esses dois conceitos, identificando através dos pensadores sociais a importância destes para a educação do campo. Para tanto, num primeiro momento levantamos alguns questionamentos que nos fazem refletir acerca da importância ou não da escolarização, e quais as suas finalidades, por conseguinte, realizamos uma breve discussão acerca da educação popular e suas contribuições para educação do campo, assim como os pontos de convergência e divergências entre os autores. Por fim, apresentaremos alguns dados obtidos através de uma coleta sistemática de informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sobre o número de escolas públicas municipais matriculadas no Estado de Pernambuco, num primeiro momento identificamos os dados referentes a escolas em espaços rurais de forma geral, e, por conseguinte em terras indígenas, quilombolas, remanescentes e em assentamentos. Em função disto, destacamos a importância em resistir as imposições de práticas e espaços escolares que distorcem ou reforçam a intolerância à grande diversidade de etnias e modos de vida que há em nossa sociedade, práticas estas que prezam por uma estrutura fechada de currículo, sem que dialoguem principalmente com a comunidade em que esta se insere, portanto, faz-se necessário discutir ainda mais, sobre qual é a escola para educação do campo? Mesmo aquelas que ainda resistem a falta de investimentos e sucateamentos, e por consequência dessas “faltas”, terminam com o fechamento das escolas, e por fim, uma migração de estudantes para escolas urbanas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLA, CONTRIBUIÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6395_12092017184718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "herikacon@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36810
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2537
    "inscrito_id" => 6395
    "titulo" => "ESCOLARIZAÇÃO: IMPORTÂNCIA E IMPLICAÇÕES DESSE PROCESSO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "resumo" => "Têm-se atribuído à educação de forma errônea, a função limitada de escolarização, que por sua vez compreende e se realiza em espaços de educação formal escolarizada. No que cerne a educação em seu sentido mais amplo, esta pode configurar-se como todas as ações e espaços que viabilizam a troca de saberes sejam quais forem, nesse sentido, não se pode delimitar o processo amplo e endossado que é a educação aos espaços e ações de educação escolarizadas, sem querer aqui desmerecer ou diminuir de qualquer forma os processos de educação formal, pelo contrário, propomos nesse texto estabelecer enquanto premissa uma conexão teórica entre escolarização e educação, e a partir deste compreender e socializar os processos que compõem e caracterizam esses dois conceitos, identificando através dos pensadores sociais a importância destes para a educação do campo. Para tanto, num primeiro momento levantamos alguns questionamentos que nos fazem refletir acerca da importância ou não da escolarização, e quais as suas finalidades, por conseguinte, realizamos uma breve discussão acerca da educação popular e suas contribuições para educação do campo, assim como os pontos de convergência e divergências entre os autores. Por fim, apresentaremos alguns dados obtidos através de uma coleta sistemática de informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sobre o número de escolas públicas municipais matriculadas no Estado de Pernambuco, num primeiro momento identificamos os dados referentes a escolas em espaços rurais de forma geral, e, por conseguinte em terras indígenas, quilombolas, remanescentes e em assentamentos. Em função disto, destacamos a importância em resistir as imposições de práticas e espaços escolares que distorcem ou reforçam a intolerância à grande diversidade de etnias e modos de vida que há em nossa sociedade, práticas estas que prezam por uma estrutura fechada de currículo, sem que dialoguem principalmente com a comunidade em que esta se insere, portanto, faz-se necessário discutir ainda mais, sobre qual é a escola para educação do campo? Mesmo aquelas que ainda resistem a falta de investimentos e sucateamentos, e por consequência dessas “faltas”, terminam com o fechamento das escolas, e por fim, uma migração de estudantes para escolas urbanas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO POPULAR, ESCOLA, CONTRIBUIÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA2_ID6395_12092017184718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA"
    "autor_email" => "herikacon@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Têm-se atribuído à educação de forma errônea, a função limitada de escolarização, que por sua vez compreende e se realiza em espaços de educação formal escolarizada. No que cerne a educação em seu sentido mais amplo, esta pode configurar-se como todas as ações e espaços que viabilizam a troca de saberes sejam quais forem, nesse sentido, não se pode delimitar o processo amplo e endossado que é a educação aos espaços e ações de educação escolarizadas, sem querer aqui desmerecer ou diminuir de qualquer forma os processos de educação formal, pelo contrário, propomos nesse texto estabelecer enquanto premissa uma conexão teórica entre escolarização e educação, e a partir deste compreender e socializar os processos que compõem e caracterizam esses dois conceitos, identificando através dos pensadores sociais a importância destes para a educação do campo. Para tanto, num primeiro momento levantamos alguns questionamentos que nos fazem refletir acerca da importância ou não da escolarização, e quais as suas finalidades, por conseguinte, realizamos uma breve discussão acerca da educação popular e suas contribuições para educação do campo, assim como os pontos de convergência e divergências entre os autores. Por fim, apresentaremos alguns dados obtidos através de uma coleta sistemática de informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sobre o número de escolas públicas municipais matriculadas no Estado de Pernambuco, num primeiro momento identificamos os dados referentes a escolas em espaços rurais de forma geral, e, por conseguinte em terras indígenas, quilombolas, remanescentes e em assentamentos. Em função disto, destacamos a importância em resistir as imposições de práticas e espaços escolares que distorcem ou reforçam a intolerância à grande diversidade de etnias e modos de vida que há em nossa sociedade, práticas estas que prezam por uma estrutura fechada de currículo, sem que dialoguem principalmente com a comunidade em que esta se insere, portanto, faz-se necessário discutir ainda mais, sobre qual é a escola para educação do campo? Mesmo aquelas que ainda resistem a falta de investimentos e sucateamentos, e por consequência dessas “faltas”, terminam com o fechamento das escolas, e por fim, uma migração de estudantes para escolas urbanas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.