Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, BOTÂNICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37270
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1807
    "inscrito_id" => 3019
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "Os conteúdos relacionados à Botânica são os que apresentam mais dificuldade de compreensão por parte dos alunos e de difícil abordagem de acordo com os professores. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência onde foi utilizado um jogo para a fixação do conteúdo sobre Botânica com turmas de 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública, discutindo a influência da atividade na aprendizagem dos alunos e a participação dos mesmos. A atividade foi realizada em maio de 2017 em uma escola pública de Ensino Médio Integrado, localizada no município de Parnaíba (PI), contando com a presença da professora da turma em questão. Essa atividade ocorreu na sala de aula e os alunos foram orientados a dividir-se em duplas. Formada as duplas, iniciou-se a apresentação do jogo da memória, os alunos receberam uma instrumentalização das regras e o passo-a-passo do jogo. O jogo didático possuía informações sobre as estruturas e o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas que contribuiu para que o ensino da Botânica se tornasse mais atrativo. A área da Botânica, dentro da Biologia, é considerada a de maior deficiência no ensino, onde há uma grande carência de materiais auxiliares no processo metodológico que facilitem o ensino e a absorção do conteúdo ministrado para os alunos. O Jogo da memória foi bastante importante para os alunos, pois foi perceptível o interesse, o enriquecimento do relacionamento e consequentemente o envolvimento deles durante a aplicação do mesmo mostrando estarem motivados a aprender mais. Assim, esse trabalho vem reforçar a importância da inclusão dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica, e como sugestão, que a atividade seja disseminada e praticada de forma a contribuir no processo educacional de todos os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOTÂNICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3019_11092017123703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALVES"
    "autor_email" => "joyccephb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37270
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1807
    "inscrito_id" => 3019
    "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO RECURSO LÚDICO NO ENSINO DE BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS NO ENSINO MÉDIO EM PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "Os conteúdos relacionados à Botânica são os que apresentam mais dificuldade de compreensão por parte dos alunos e de difícil abordagem de acordo com os professores. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência onde foi utilizado um jogo para a fixação do conteúdo sobre Botânica com turmas de 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública, discutindo a influência da atividade na aprendizagem dos alunos e a participação dos mesmos. A atividade foi realizada em maio de 2017 em uma escola pública de Ensino Médio Integrado, localizada no município de Parnaíba (PI), contando com a presença da professora da turma em questão. Essa atividade ocorreu na sala de aula e os alunos foram orientados a dividir-se em duplas. Formada as duplas, iniciou-se a apresentação do jogo da memória, os alunos receberam uma instrumentalização das regras e o passo-a-passo do jogo. O jogo didático possuía informações sobre as estruturas e o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas que contribuiu para que o ensino da Botânica se tornasse mais atrativo. A área da Botânica, dentro da Biologia, é considerada a de maior deficiência no ensino, onde há uma grande carência de materiais auxiliares no processo metodológico que facilitem o ensino e a absorção do conteúdo ministrado para os alunos. O Jogo da memória foi bastante importante para os alunos, pois foi perceptível o interesse, o enriquecimento do relacionamento e consequentemente o envolvimento deles durante a aplicação do mesmo mostrando estarem motivados a aprender mais. Assim, esse trabalho vem reforçar a importância da inclusão dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica, e como sugestão, que a atividade seja disseminada e praticada de forma a contribuir no processo educacional de todos os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, BOTÂNICA, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID3019_11092017123703.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE OLIVEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE ALVES"
    "autor_email" => "joyccephb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Os conteúdos relacionados à Botânica são os que apresentam mais dificuldade de compreensão por parte dos alunos e de difícil abordagem de acordo com os professores. O objetivo desse trabalho foi relatar uma experiência onde foi utilizado um jogo para a fixação do conteúdo sobre Botânica com turmas de 2º ano do Ensino Médio em uma escola pública, discutindo a influência da atividade na aprendizagem dos alunos e a participação dos mesmos. A atividade foi realizada em maio de 2017 em uma escola pública de Ensino Médio Integrado, localizada no município de Parnaíba (PI), contando com a presença da professora da turma em questão. Essa atividade ocorreu na sala de aula e os alunos foram orientados a dividir-se em duplas. Formada as duplas, iniciou-se a apresentação do jogo da memória, os alunos receberam uma instrumentalização das regras e o passo-a-passo do jogo. O jogo didático possuía informações sobre as estruturas e o ciclo de vida das briófitas e pteridófitas que contribuiu para que o ensino da Botânica se tornasse mais atrativo. A área da Botânica, dentro da Biologia, é considerada a de maior deficiência no ensino, onde há uma grande carência de materiais auxiliares no processo metodológico que facilitem o ensino e a absorção do conteúdo ministrado para os alunos. O Jogo da memória foi bastante importante para os alunos, pois foi perceptível o interesse, o enriquecimento do relacionamento e consequentemente o envolvimento deles durante a aplicação do mesmo mostrando estarem motivados a aprender mais. Assim, esse trabalho vem reforçar a importância da inclusão dos jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em conteúdos de Botânica, e como sugestão, que a atividade seja disseminada e praticada de forma a contribuir no processo educacional de todos os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.