O trabalho pretende abordar a metodologia experimental utilizada nas duas primeiras etapas da minha pesquisa de mestrado em Letras – pela Universidade Federal do Piauí, intitulada “Tradição oral e literatura: os laços de uma matriz cultural africana em crianças brincantes dos Conguinhos, em Oeiras – PI, orientada pelo Prof. Dr. Diógenes Buenos Aires de Carvalho e co-orientada pela Profª. Dr. Áurea da Paz Pinheiro.A metodologia utilizada, com crianças de 7 a 14 anos, brincantes do grupo mirim dos Congos, os Conguinhos, constou de entrevistas, com o uso da História Oral, em que foram entrevistados por mim e entrevistadores dos mais velhos da comunidade, e da Roda Griô, para troca de experiências e histórias da tradição oral da comunidade em que vivem. A pesquisa foi fundamentada pela teoria literária da Estética da Recepção, postulada por Jauss (1994) e seguiu as etapas do método recepcional, proposto Bordini e Aguiar (1993). Essa primeira fase da pesquisa possibilitou-me determinar e atender seus horizontes de expectativas, bem como investigar de que modo se dá a recepção das narrativas da tradição oral, por estes meninos, mediadas pelo contador de histórias da comunidade, como contribuição para uma afirmação identitária e fortalecimento dos laços de uma matriz cultural africana em suas vidas. Com o uso da História Oral, como co-pesquisadores, os meninos brincantes dos Conguinhos aprenderam a ter responsabilidades desde cedo, a serem solidários e passaram a compreender e valorizar a experiência dos mais velhos e da tradição oral da comunidade em que vivem.