Relataremos neste artigo parte da experiência vivenciada durante o desenvolvimento da pesquisa “Formação Contínua e Atividade de Ensinar: produzindo sentidos sobre o brincar na educação infantil”, parceria estabelecida entre graduanda e pesquisadora, no âmbito do Grupo de Pesquisa FORMAR da Universidade Federal do Piauí. A produção dos dados foi viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações colaborativas. Os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja, por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto atividade social. Ficou evidenciada a reciprocidade de ação, troca de experiências, interações sociais e de aprendizagens. No entanto, emergiu a necessidade de expansão no que concerne a novos conhecimentos que promovam a reflexão acerca do brincar, bem como sobre a identidade do professor, já que esta identidade se reconstrói, continuamente, com o contributo das interações que vão se estabelecendo entre o universo profissional e os diferentes universos sócio-culturais.