Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado no período de estágio na educação infantil, nosso olhar foi direcionado nas perspectivas do ensino e aprendizagem matemática das crianças de 4 a 5 anos de idade, nessa direção desenvolvemos um projeto didático com o tema “ brincando com os números”. O nosso interesse é socializar os saberes obtidos por nós nesse processo de aprendizagem e os desafios que enfrentamos para fugir das perspectivas tradicionais em sala de aula e para colocar em prática nosso projeto. Para isso serão abordadas aqui duas categorias que nos ajudarão a uma melhor compreensão da aprendizagem matemática das crianças e da nossa intervenção. Nossos principais autores com os quais dialogamos foi Kamii (1990), Freire (1980), Vázquez (1977), Lorenzato (2008). Para tanto, a metodologia esteve pautada numa perspectiva dialógica, a observação participante e uma rápida análise de conteúdos. As nossas conclusões apontam para a importância das atividades lúdicas e significativas para as crianças.