Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA CONTEMPORÂNEA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: ESTÁGIO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA Comunicação Oral (CO) GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45256
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "A LITERATURA CONTEMPORÂNEA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Levar a literatura para as aulas de espanhol como língua estrangeira ainda é um grande desafio para a maioria dos docentes. Em geral, o tempo que se tem em sala de aula de língua espanhola junto aos alunos é bastante curto, o que dificulta o processo de leitura literária. Para que essa experiência seja de fato proveitosa e obtenha resultados satisfatórios, é necessário que o professor desenvolva uma metodologia que atenda as demandas necessárias ao ambiente escolar em que está inserido. O docente também deve escolher as obras literárias que mais se adequam ao perfil de seus alunos. Durante nosso estágio no período 2017.2, realizamos um trabalho com alunos do ensino médio, no qual o objetivo era fazer com que esses estudantes tivessem contato com a literatura hispano-americana, desenvolvendo o seu senso crítico e despertando seu interesse pela leitura literária. Optamos por trabalhar com obras de autores da literatura contemporânea, como Juan Carlos Onetti e Mario Benedetti, levando em consideração que esses estudantes nunca tiveram contato com a literatura em língua espanhola e seus conhecimentos acerca da língua ainda eram básicos. Assim, escolhemos contos e poemas que pudessem ser trabalhados nos 50 minutos de aula e que apresentassem temas que pudessem causar uma identificação nos alunos. Apoiado nos estudos de CALDERÓN (2013) e PADILLA (2010) espera-se que esse trabalho possa servir como ponto de partida para que outros professores também utilizem em suas aulas a literatura contemporânea como ferramenta de estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID430_23072018223241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiaguinhomedeiroz@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45256
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 430
    "titulo" => "A LITERATURA CONTEMPORÂNEA COMO FERRAMENTA DE ESTUDO NAS AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "Levar a literatura para as aulas de espanhol como língua estrangeira ainda é um grande desafio para a maioria dos docentes. Em geral, o tempo que se tem em sala de aula de língua espanhola junto aos alunos é bastante curto, o que dificulta o processo de leitura literária. Para que essa experiência seja de fato proveitosa e obtenha resultados satisfatórios, é necessário que o professor desenvolva uma metodologia que atenda as demandas necessárias ao ambiente escolar em que está inserido. O docente também deve escolher as obras literárias que mais se adequam ao perfil de seus alunos. Durante nosso estágio no período 2017.2, realizamos um trabalho com alunos do ensino médio, no qual o objetivo era fazer com que esses estudantes tivessem contato com a literatura hispano-americana, desenvolvendo o seu senso crítico e despertando seu interesse pela leitura literária. Optamos por trabalhar com obras de autores da literatura contemporânea, como Juan Carlos Onetti e Mario Benedetti, levando em consideração que esses estudantes nunca tiveram contato com a literatura em língua espanhola e seus conhecimentos acerca da língua ainda eram básicos. Assim, escolhemos contos e poemas que pudessem ser trabalhados nos 50 minutos de aula e que apresentassem temas que pudessem causar uma identificação nos alunos. Apoiado nos estudos de CALDERÓN (2013) e PADILLA (2010) espera-se que esse trabalho possa servir como ponto de partida para que outros professores também utilizem em suas aulas a literatura contemporânea como ferramenta de estudo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE LITERATURA, LITERATURA CONTEMPORÂNEA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID430_23072018223241.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO MEDEIROS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiaguinhomedeiroz@gmail."
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Levar a literatura para as aulas de espanhol como língua estrangeira ainda é um grande desafio para a maioria dos docentes. Em geral, o tempo que se tem em sala de aula de língua espanhola junto aos alunos é bastante curto, o que dificulta o processo de leitura literária. Para que essa experiência seja de fato proveitosa e obtenha resultados satisfatórios, é necessário que o professor desenvolva uma metodologia que atenda as demandas necessárias ao ambiente escolar em que está inserido. O docente também deve escolher as obras literárias que mais se adequam ao perfil de seus alunos. Durante nosso estágio no período 2017.2, realizamos um trabalho com alunos do ensino médio, no qual o objetivo era fazer com que esses estudantes tivessem contato com a literatura hispano-americana, desenvolvendo o seu senso crítico e despertando seu interesse pela leitura literária. Optamos por trabalhar com obras de autores da literatura contemporânea, como Juan Carlos Onetti e Mario Benedetti, levando em consideração que esses estudantes nunca tiveram contato com a literatura em língua espanhola e seus conhecimentos acerca da língua ainda eram básicos. Assim, escolhemos contos e poemas que pudessem ser trabalhados nos 50 minutos de aula e que apresentassem temas que pudessem causar uma identificação nos alunos. Apoiado nos estudos de CALDERÓN (2013) e PADILLA (2010) espera-se que esse trabalho possa servir como ponto de partida para que outros professores também utilizem em suas aulas a literatura contemporânea como ferramenta de estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.