Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A PRESENÇA DO CONTO NA COLEÇÃO SÍNTESIS

Palavra-chaves: PNLD 2012, LEITURA DE LITERATURA NAS AULAS DE ELE, LETRAMENTO LITERÁRIO. Comunicação Oral (CO) GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45267
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "A PRESENÇA DO CONTO NA COLEÇÃO SÍNTESIS"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise sobre a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - curso de lengua española, escrita por Ivan Martin e publicada em 2010. Neste estudo refletiremos sobre como o conto aparece na referida coleção de livros didáticos porque a leitura da literatura é uma parte fundamental da aprendizagem de uma língua estrangeira e o trabalho com o texto breve apresenta múltiplas atividades de abordagem. O resultado deste estudo poderá contribuir para que o docente de língua espanhola amplie sua percepção sobre o uso do livro didático, especialmente, o tratamento do texto literário, não apenas na coleção analisada, mas também em outras obras didáticas. Na resenha de Síntesis, publicada em 2012 no Guia Nacional do Livro Didático (PNLD) há uma orientação sobre a utilização de textos na coleção examinada, a qual será utilizada como um dos critérios de nossa análise, bem como das atividades propostas. Também investigaremos a origem dos contistas que aparecem na coleção a fim de verificar se representam a diversidade cultural hispânica. Inicialmente, refletiremos sobre a história do livro didático de espanhol no Brasil e sua seleção pelo PNLD. Depois, apresentaremos nosso levantamento da quantidade de contos na coleção Síntesis, identificando a nacionalidade dos autores e analisando as propostas de atividades. Nosso suporte teórico baseia-se nas obras dos seguintes autores: Guimarães e Freitas (2018), Paraquett (2018) e Silva (2018), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "PNLD 2012, LEITURA DE LITERATURA NAS AULAS DE ELE, LETRAMENTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID421_23072018191622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBERTO DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "cabral.nett@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45267
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 154
    "inscrito_id" => 421
    "titulo" => "A PRESENÇA DO CONTO NA COLEÇÃO SÍNTESIS"
    "resumo" => "Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise sobre a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - curso de lengua española, escrita por Ivan Martin e publicada em 2010. Neste estudo refletiremos sobre como o conto aparece na referida coleção de livros didáticos porque a leitura da literatura é uma parte fundamental da aprendizagem de uma língua estrangeira e o trabalho com o texto breve apresenta múltiplas atividades de abordagem. O resultado deste estudo poderá contribuir para que o docente de língua espanhola amplie sua percepção sobre o uso do livro didático, especialmente, o tratamento do texto literário, não apenas na coleção analisada, mas também em outras obras didáticas. Na resenha de Síntesis, publicada em 2012 no Guia Nacional do Livro Didático (PNLD) há uma orientação sobre a utilização de textos na coleção examinada, a qual será utilizada como um dos critérios de nossa análise, bem como das atividades propostas. Também investigaremos a origem dos contistas que aparecem na coleção a fim de verificar se representam a diversidade cultural hispânica. Inicialmente, refletiremos sobre a história do livro didático de espanhol no Brasil e sua seleção pelo PNLD. Depois, apresentaremos nosso levantamento da quantidade de contos na coleção Síntesis, identificando a nacionalidade dos autores e analisando as propostas de atividades. Nosso suporte teórico baseia-se nas obras dos seguintes autores: Guimarães e Freitas (2018), Paraquett (2018) e Silva (2018), entre outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: Leituras e Ensino de Literaturas Hispânicas"
    "palavra_chave" => "PNLD 2012, LEITURA DE LITERATURA NAS AULAS DE ELE, LETRAMENTO LITERÁRIO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA9_ID421_23072018191622.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE ROBERTO DA SILVA CABRAL"
    "autor_nome_curto" => "JOSE"
    "autor_email" => "cabral.nett@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: O objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise sobre a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - curso de lengua española, escrita por Ivan Martin e publicada em 2010. Neste estudo refletiremos sobre como o conto aparece na referida coleção de livros didáticos porque a leitura da literatura é uma parte fundamental da aprendizagem de uma língua estrangeira e o trabalho com o texto breve apresenta múltiplas atividades de abordagem. O resultado deste estudo poderá contribuir para que o docente de língua espanhola amplie sua percepção sobre o uso do livro didático, especialmente, o tratamento do texto literário, não apenas na coleção analisada, mas também em outras obras didáticas. Na resenha de Síntesis, publicada em 2012 no Guia Nacional do Livro Didático (PNLD) há uma orientação sobre a utilização de textos na coleção examinada, a qual será utilizada como um dos critérios de nossa análise, bem como das atividades propostas. Também investigaremos a origem dos contistas que aparecem na coleção a fim de verificar se representam a diversidade cultural hispânica. Inicialmente, refletiremos sobre a história do livro didático de espanhol no Brasil e sua seleção pelo PNLD. Depois, apresentaremos nosso levantamento da quantidade de contos na coleção Síntesis, identificando a nacionalidade dos autores e analisando as propostas de atividades. Nosso suporte teórico baseia-se nas obras dos seguintes autores: Guimarães e Freitas (2018), Paraquett (2018) e Silva (2018), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.