Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book, app books e afins
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45287
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER"
    "resumo" => "Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER  Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book,  app books e afins"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID460_25072018135651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMMYA SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SAMMYA ARAÚJO"
    "autor_email" => "sammyaletras@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45287
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 460
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E PROMOÇÃO DE LETRAMENTOS A PARTIR DE TIC’S: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL DISPONIBILIZADA NO SOFTWARE LUZ DO SABER"
    "resumo" => "Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER  Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02: Literatura Infantil e Juvenil em tempos de web, sites, e-book,  app books e afins"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA2_ID460_25072018135651.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMMYA SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "SAMMYA ARAÚJO"
    "autor_email" => "sammyaletras@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Os processos de alfabetização e de letramento atual vêm passando por grandes mudanças provenientes do advento das tecnologias da informação e da comunicação (TICs). Elas impactam diretamente na cultura e modificam a forma de lidar com a informação, o conhecimento, a educação e o mercado de trabalho, que exigem do indivíduo cada vez mais habilidades tecnológicas, o que implica na necessidade de fomento do letramento digital. Partindo dessa perspectiva, a proposta deste trabalho - vinculado aos estudos do GPLEER Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re)leitura do mundo - é de refletir sobre os recursos literários, linguísticos e multimodais presentes no software Luz do Saber Infantil que contribuem para o processo de alfabetização das crianças, a partir da inserção de livros digitais de literatura infantil da coleção PAIC, Prosa e Poesia e da promoção do letramento digital. Adotamos como base teórica as contribuições de Soares (1998), Xavier (1999), Lévy (1999), Vygotsky (2003), Kenski (2007), Freire (1989; 2003), Ferreiro (2001), Aragão (2006), Cosson (2006, 2014) e Cassany (2014). Como conclusões, põe em discussão, dentre outros pontos, a importância do uso da tecnologia, a leitura dos livros digitalizados do PAIC, pois além de propiciar o contato com uma vasta quantidade de recursos linguísticos multimodais, promove vários tipos de letramentos, dentre eles o letramento literário e o letramento digital em contexto escolar que pode ser considerado um importante mecanismo de interação social para crianças, que ainda estão no processo de alfabetização, além de proporcionar o encantamento pela Literatura Infantil de qualidade e contextualizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.