Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A LITERATURA FRANCÓFONA MACHREKINA INFANTO-JUVENIL NA SENSIBILIZAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO ÂMBITO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTO-JUVENIL, REALIDADE HISTÓRICA, MACHREK. Pôster (PO) GT 06: Literaturas Africanas e Afro-brasileira Infanto-juvenil: afirmação identitária negra
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Em nossa pesquisa, buscamos discorrer sobre importância da abordagem da literatura infanto-juvenil francófona no Machrek, -região situada ao norte do continente africano-, em sala de aula de FLE (Francês como Língua Estrangeira) para crianças e jovens. Assim, realizamos um levantamento de obras literárias do Machrek produzidas em língua francesa, endereçada ao público infanto-juvenil, buscando averiguar a ocorrência de gêneros, temas e países, em uma análise qualitativa das obras Une petite fille... à croquer!, e Zeina et la pierre de lune, das autoras Christine Frasseto (2013) e Nadja (2014) respectivamente. As referidas obras selecionadas para a leitura mais atenta nos permitiram exemplificar as nossas reflexões. Para o levantamento das obras tivemos como fonte e base de dados alguns sites como Association Internationale des Libraires Francophones, Takam Tikou, BnF, La revue des livres pour enfants, entre outros. Ao fim, pudemos responder às duas perguntas que norteiam esta pesquisa: “levando-se em conta que se trata de uma região de históricas disputas territoriais, pode-se dizer que tais fatos estão refletidos na literatura infanto-juvenil?” e “como as obras selecionadas se constituem enquanto instrumento que impulsiona os diálogos entre a cultura brasileira e a machrekina?”. Como resultado, foi possível identificar a predominância de temas como a guerra, tanto como tema central, quanto analisado como subtema; isto é, trata-se de uma recorrência temática na narrativa ficcional literária infanto-juvenil da região. A constante presença dessa temática poderia ser explicada pelo fato de se tratar de uma região marcada por intensos conflitos, demonstrando que essa é uma realidade histórica, que marca tanto as crianças, quanto os adultos. Muito embora a presença da guerra seja permanente na literatura em estudo, buscamos dar enfoque a outros temas que podem se constituir em pontes interculturais para a leitura literária na infância. A partir da leitura das obras selecionadas, pudemos perceber fortes laços interculturais ligando o nosso país ao continente africano, o que pode propiciar a quebra de estereótipos, formando, assim, jovens leitores menos preconceituosos e com um olhar voltado para o respeito ao outro. A fim de discutirmos a leitura literária na infância e a sensibilização de jovens leitores em línguas estrangeiras, baseamo-nos em Vanthier (2009), Poslaniec (2002), Reyes (2010), Matateyou (2011), Reyes (2010), Pinheiro-Mariz (2011), Chelebourg e Marcoin (2007), dentre outros.

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